LES VINGT ET UNE FACES DâEXU DANS LA PHILOSOPHIE AFRODESCENDANTE DE LâÃDUCATION : IMAGES, DISCOURS ET NARRATIVES. / As vinte e uma faces de Exu na Filosofia Afrodescendente da EducaÃÃo: Imagens, discursos e narrativas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O trabalho tem como objetivo examinar os mÃltiplos conceitos existentes para Exu, dentre os quais a inversÃo, observada na maneira deste orixà ensinar Ãs avessas, no mito de como ele ensina a Oxum a jogar bÃzios para ver o futuro, ou do princÃpio do caos exuriano â no qual à preciso um grande estado de confusÃo inicial para que o esclarecimento aconteÃa. Enfoca tambÃm a matrifocalidade presente na obra de Ruth Lands: âA cidade das mulheresâ, a qual mostra esta inversÃo exuriana de valores numa cidade machista em que as mulheres mÃes-de-santo sÃo as poderosas. SerÃo vistos os diversos conceitos que Exu ganhou apÃs sua chegada ao Brasil, alÃm do dialogismo do orixà da comunicaÃÃo, o interlocutor de todos os outros. Os mitos africanos serÃo analisados, pois o mito à base da cultura de um povo e està no inÃcio da sua formaÃÃo, dando sentido à sua existÃncia. AtravÃs da investigaÃÃo desses pontos analisar-se-à a natureza polilÃgica e polifÃnica de Exu, que à o prÃprio movimento em si, pois ele à a forÃa dinÃmica que move a tudo e a todos â como bem destaca Joana Elbein dos Santos. Os mÃtodos utilizados sÃo os fenomenolÃgicos que servirÃo para que se tenha uma visÃo sem prejuÃzos sobre o orixà no convÃvio com âo povo de Santoâ, por meio da escuta e de entrevistas, juntamente com o mÃtodo genealÃgico, serÃo analisados vÃrios estudos escritos por antropÃlogos e historiadores, os quais estÃo misturados, rasurados e mal redigidos â muitos deles feitos com intenÃÃes de poder, jà que os primeiros estudiosos estavam diretamente ligados ao cristianismo. Assim, de olhos e ouvidos bem abertos, como um vigia, pois à espreitando â como diria Foucault â, como numa caÃada ou investigaÃÃo policial, buscando a melhor forma de entender a regra do jogo histÃrico, onde menos se espera à que talvez apareÃa aquilo que nÃo à possuÃdo pela histÃria. A intenÃÃo à mostrar que em Exu existe um princÃpio pedagÃgico e dialÃgico gerador de conceitos e por ter vÃrios conceitos â e porque continua gerando-os em constante mudanÃa uma vez que essa multiplicidade de conceitos e devir sÃo caracterÃsticas da filosofia segundo Gilles Deleuze â, mostra que Exu pode ser assim como Apolo e DionÃsio que sÃo para George Colli, o princÃpio de uma filosofia, desta feita nÃo a grega, mas a filosofia da educaÃÃo afrodescendente.

ASSUNTO(S)

filosofia da educacao exu(orixÃ) brasil - civilizaÃÃo - influÃncias africanas antropologia educacional candomblà - cerimÃnias e prÃticas

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