Ler o ver: uma dialogia necessária.
AUTOR(ES)
Helvio Nogueira
DATA DE PUBLICAÇÃO
2003
RESUMO
A luz se apaga em uma sala fechada, a tela se ilumina, os olhares acompanham o desfile das imagens em movimento. Esse é o ritual que vem se repetindo desde que os meios técnicos foram criados com o objetivo de captar e projetar fotografias agrupadas em seqüência, causando no público que assiste uma prazerosa impressão, associado à narrativa, ou seja, o contar histórias, o filme passou a encantar ainda mais, dirigindo-se à fantasia e ao imaginário das pessoas. Com a evolução técnica e estética do filme, foi possível também ampliar o foco de sua atenção, não apenas as lentes das câmeras que começaram a captar diferentes realidades, como novos enfoques foram dado ao material filmado. Este trabalho, ao tratar do filme, tem como objetivo, além de mostrar essa manifestação artística que se desenvolveu nos planos tecnológicos, estéticos e narrativos, sua inserção no mundo educacional, como linguagem, e não como instrumento auxiliar do professor. Assim, traçando uma linha evolutiva, que parte de 5 000 a.C., com o Teatro das Sombras Chinesas e chega às tecnologias digitais, do século XXI, salientamos os principais ciclos cinematográficos que ajudaram a amadurecer sua linguagem específica e a estreitar os laços com a educação, principalmente com a sala de aula, conectando o filme aos alunos.
ASSUNTO(S)
educacao educação education movie ensino filme
ACESSO AO ARTIGO
http://www4.uninove.br/tedeSimplificado/tde_oai/oai3.php/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=40Documentos Relacionados
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