Leitura crítica da metodologia de ensino inserida na Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Estado de São Paulo, ( 5 série, 2008/2009 ). / Critical reading of the teaching methodology incorporated in Portuguese Language Curriculum Proposal of the State of São Paulo, (5th series, 2008/2009).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A presente pesquisa, intitulada Leitura crítica da metodologia de ensino inserida na Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Estado de São Paulo, ( 5 série, 2008/2009), tem como objetivo identificar as concepções teóricas e metodológicas de ensino da leitura e de produção de textos, no Caderno do Professor e as atividades discentes no Caderno do Aluno, contidas na Proposta Curricular de Língua Portuguesa (SP, 5 série). Justificando a necessidade deste estudo, destacamos a difícil tarefa de fazer com que os alunos, de modo geral, tenham uma experiência positiva com as linguagens. A opção teórica para realização desta pesquisa versou sobre os estudos semióticos das linguagens, voltados para contribuições conceituais de Mikhail Bakhtin (semiótica russa), Charles Sanders Peirce (semiótica norte-americana) e principalmente sobre a teoria da intertextualidade de Julia Kristeva. O estudo envolveu, metodologicamente, a pesquisa bibliográfica (estudos teóricos de embasamento científico sobre o tema da pesquisa) e pesquisa qualitativa (análise dos documentos citados). O método foi de análise de conteúdo, pois possibilitou um aprofundamento no conteúdo manifesto a partir do referencial teórico estudado. Espera-se, com o presente estudo, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa nas escolas da rede estadual.

ASSUNTO(S)

metodologia de ensino leitura e produção textual semiótica e ensino das linguagens curriculum proposal of portuguese language methodology of education reading and litteral production semiotics and education of the languages educacao proposta curricular de língua portuguesa

Documentos Relacionados