Landscapes of memory: the first visual images of the Bororo of Central Brazil

AUTOR(ES)
FONTE

Vibrant, Virtual Braz. Anthr.

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/05/2019

RESUMO

Resumo A oportunidade de exibir o filme Matto Grosso, the Great Brazilian Wilderness (1931) numa aldeia Bororo no Brasil Central e traduzir para o português esse travelogue, considerado o primeiro documentário com som sincronizado, levou os autores a analisar imagens visuais da sociedade Bororo realizadas nas primeiras décadas do século XX. O foco do artigo é entender como as imagens visuais - filmes e fotografias - frequentemente mostram as intenções de seus autores e, por outro lado, podem ativar a memória e criar uma relação particular com o passado e a história de um povo.Abstract The opportunity of exhibiting in a Bororo village in Central Brazil the film Matto Grosso, the Great Brazilian Wilderness (1931), and translating into Portuguese this typical travelogue and widely considered to be the first documentary with synchronized sound, led the authors to analyze visual images on the Bororo society made in the first decades of the XX century. The article focuses on how visual images - films and photographs - frequently show the intentions of the author and on the other hand may enhance memories and create a particular relationship with the past and history of a people.

Documentos Relacionados