La distinción entre pecado y psicopatología en la concepción de acedia deTomás de Aquino. Posibles relaciones con desarrollos de la psicología contemporánea

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. latinoam. psicopatol. fundam.

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/07/2019

RESUMO

O fenômeno da acídia recebe, na obra de Tomás de Aquino, uma abordagem integral que permite compreendê-lo em diversos planos. De fato, ela pode ser considerada a partir de dois pontos de vista diferentes e complementares, que permitem uma “tipologia” da acídia: por um lado, ela é entendida como um ato voluntário pecaminoso; por outro, como movimento passional pré-moral procedente de uma dupla vertente: do próprio ser do homem como criatura caída (e, nesse caso, poderíamos falar de uma causalidade do tipo - por falta de um termo melhor - ontológico) e dos determinismos biopsicossociais. Em todos os casos, estamos diante de estados com possíveis projeções psicopatológicas, embora com explicações causais diversas. Essas explicações revelam uma concepção antropológica que distingue cuidadosamente o plano psíquico sensível do plano espiritual.Thomas Aquinas’ work provides an integral approach of the phenomenon of acedia that allows to understand it at different levels. In fact, it may be seen from two different and complementary points of view, resulting in a “typology” of acedia: on the one hand, it is understood as a voluntary sinful act and on the other hand, as a pre-moral passionate movement that results from two sources: first, the very being of man as a fallen creature (in this case, one could speak of an ontological causality, as we lack a more accurate term) and second, from biopsychosocial determinisms. In any case, these are states that include possible psychopathological projections, although these are based on different causal explanations. These explanations reveal an anthropological concept that accurately distinguishes the psychic sensitive plane from the spiritual plane.

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