José Coelho de Noronha: artes e ofício nas Minas Gerais do século XVIII

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/03/2012

RESUMO

Conhecida a relevância da produção artística relativa à talha dourada nos setecentos, esta dissertação aborda a vida e obra do mestre entalhador José Coelho de Noronha nas Minas Gerais do século XVIII. A presente pesquisa teve como agente impulsor a ausência de estudos concisos referentes à atuação de Noronha, situação que se configura contraditória, visto a fama e prestígio por ele alcançados à época de sua atuação. Documentos encontrados no caminho dessa busca tão importante de dados vieram esclarecer e até surpreender em relação à obra do artífice em questão e, à medida que se aprofunda em conhecimento sobre sua vida, mais se encontra o que estudar e valorizar. Assim, um novo olhar é lançado sobre o assunto devido ao levantamento de relevantes registros documentais, que permaneceram por anos incógnitos, ignorados pela historiografia da arte mineira, e que hoje trazem, à luz do conhecimento, importantes subsídios para se compreender parte da trajetória desse mestre entalhador. Entre essas descobertas, registre-se Noronha como entalhador na produção da talha da Matriz de Nossa Senhora do Pilar da cidade de São João del-Rei, bem como nas obras de talha realizadas na Sé de Mariana, além de outras igrejas espalhadas pelo território de Minas Gerais, onde ele esteve em pleno labor. Tem-se, dessa forma, a análise de uma arte marcada por relações de influências da arte seiscentista romana, do Estilo Joanino lisboeta e da vertente final do barroco: o rococó, além de outras fontes de assimilação de repertório. Citam-se também as possíveis relações de parceria mantidas por Noronha com outros entalhadores que em Minas atuaram e, que de certa forma, foram direcionadores dos rumos trilhados pela arte setecentista, de cunho barroco, na Capitania de Minas Gerais.

ASSUNTO(S)

arquitetura teses.

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