Jogos e prazeres: uma pesquisa em infocentros de São Paulo / Jogos e prazeres: uma pesquisa em infocentros de São Paulo
AUTOR(ES)
Luciano Gosuen
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
As tecnologias digitais têm permitido a construção de universos visuais, sonoros e textuais abrindo, através dos jogos eletrônicos, novas possibilidades de experimentação e construção de narrativas interativas. Nesta pesquisa procuramos buscar um entendimento mais amplo sobre como as características inerentes às narrativas digitais interativas e aos jogos eletrônicos podem, através de fatores quantitativos e qualitativos, envolver seus usuários. Para tanto, consideramos a execução de pesquisa teórica e pesquisa prática aplicadas a conceitos definidos como prazeres estéticos, a saber: imersão, agenciamento e transformação. A pesquisa prática foi direcionada para um universo específico denominado Infocentros, composto por usuários de uma comunidade que, em parte, acessam seus computadores e recursos de Internet para a prática de jogos eletrônicos.
ASSUNTO(S)
agency transformation agenciamento games imersão transformação desire prazer videogames jogos eletrônicos immersion desejo videogames games pleasure digital narrative electronic games narrativas digitais
Documentos Relacionados
- Limites, excessos e prazeres: práticas e discursos em torno do trabalho sexual em uma zona rural do México
- Ilegalismos e jogos de poder em São Paulo
- O crescimento neopentecostal no bairro dos Prazeres: motivos e razões de mudanças de denominação religiosa
- A organização do lazer e seus prazeres: Um estudo de caso sobre o Club Med no Brasil
- Novos percursos e atores em São Paulo: indicativos para uma agenda de pesquisa