JEAN-PAUL SARTRE’S THEATRE AFTER COMMUNISM: PERPETUATING THE PAST THROUGH NON-RETRANSLATION?

AUTOR(ES)
FONTE

Cad. Trad.

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/05/2019

RESUMO

Resumo O presente artigo lida com o fenômeno da não-retradução na Rússia pós-URSS, e com a prática relacionada de se reimprimir hoje em dia traduções soviéticas manipuladas. Ilustraremos este fenômeno com a tradução do teatro de Jean-Paul Sartre na Rússia. Os interesses e os mecanismos por trás da reimpressão de traduções soviéticas de Sartre na era pós-URSS serão explorados através do quadro da teoria da retradução. Também refletiremos sobre o possível impacto da reimpressão nos dias de hoje das traduções soviéticas do teatro de Sartre. Tomando a reimpressão como uma forma de não-retradução, o presente artigo prestará mais atenção à prática da reimpressão e em como se relaciona à retradução. As razões para a não-retradução serão, em parte, atribuídas à presença de uma dupla normatividade na Rússia, caracterizada, por um lado, por uma norma econômica dominante conduzindo o campo da literatura após 1991, e, por outro, por uma norma ideológica continuada (o comunismo). Isso nos mostra como, um quarto de século após sua abolição, a censura comunista continua a informar a leitura dos leitores russos contemporâneos, e assim coloca em questão o pressuposto de que a censura comunista desapareceu juntamente com a URSS.Abstract This paper deals with the phenomenon of non-retranslation in post-Soviet Russia, and the related practice of reprinting manipulated Soviet translations today. We will illustrate this phenomenon with Jean-Paul Sartre’s theatre translation in Russia. The stakes and mechanisms behind the reprinting of Sartre’s Soviet translations in the post-Soviet era will be explored through the frameworks of retranslation theory. We will also reflect on the possible impact of reprinting Sartre’s Soviet theatre translations today. Considering reprinting as an instance of non-retranslation, this paper will draw more attention to the practice of reprinting and how it relates to retranslation. The reasons for non-retranslation will, in part, be ascribed to the presence of a double normativity in Russia; characterized on the one hand by a dominant economic norm driving the field of literature after 1991, and on the other by a continued ideological (communist) norm. This uncovers how, a quarter of a century after its abolition, communist censorship continues to shape the reading of contemporary Russian readers, and thus puts to question the general assumption that communist censorship disappeared along with the USSR.

Documentos Relacionados