Jatakas : o processo de representação e materialização de um fenômeno infocomunicacional

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Constitui um trabalho teórico que tem como objetivo refletir sobre o conceito de informação compreendida como um fenômeno humano e social, bem como sobre o fenômeno infocomunicacional, através da representação e da materialização das Jatakas: histórias Budistas do Século VI a.C. que narram as vidas passadas de Buda Shakyamuni e que constituem o objeto deste estudo. Apresenta as histórias Jatakas, o seu significado, o seu contexto nos Ensinamentos Budistas e o seu objetivo. Demonstra como a informação compreendida como um fenômeno humano e social encontra correspondente nessas histórias, bem como o seu contraste em relação a sua definição tradicional que defende a sua gênese na solidificação no documento, como a definição que propõe Yves-François Le Coadic. Mostra o processo de representação das Jatakas através da transcrição de três histórias que demonstram a constância do seu conteúdo nuclear (as vidas passadas de Buda enquanto Bodisatva). Traça um paralelo com o filósofo Paul Ricoeur e a sua reflexão no artigo “Arquitetura e Narratividade” para analisar o processo de materialização escrita e imagética das Jatakas ao longo dos estágios por ele denominados preconfiguração, configuração e reconfiguração. Analisa o processo de materialização escrita a partir da sua tradução mais famosa intitulada “The Jataka or stories of the Buddha´s former births”. Apresenta diferentes materializações imagéticas através de pinturas e esculturas em santuários, templos, cavernas e peças de museus. Aborda o fenômeno infocomunicacional como um todo o qual envolve a informação e a comunicação decorrente da interação entre indivíduos. Aponta como ocorre este fenômeno nas Jatakas através da sua representação e materialização. Defende que o fenômeno infocomunicacional é reforçado pelo Paradigma Pós-custodial sugerido por Silva (2006) e Silva e Ribeiro (2002), no qual se percebe uma mudança comportamental em relação à procura, obtenção, concepção e disseminação da informação, e que reflete na alteração epistemológica da percepção do objeto da Ciência da Informação, bem como da sua prática. Compara o Paradigma Custodial ainda vigente na Ciência da Informação com o Paradigma Pós-custodial que se apresenta como reflexo das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Conclui que a adoção do Paradigma Pós-custodial contribui para as atividades do profissional da informação através da valorização do aspecto histórico e cultural da informação pela sua natureza ontológica e do fomento do fenômeno infocomunicacional do qual deixa de ser espectador e passa a fazer parte.

ASSUNTO(S)

informação : aspectos sociais social information infocommunicational phenomenon jataka stories post-custodial paradigm

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