IRRIGATION AND FUNGICIDE APPLICATION IN THE OCCURRENCE OF DISEASES AND PRODUCTIVITY OF SUNFLOWER / IRRIGAÇÃO E APLICAÇÃO DE FUNGICIDA NA OCORRÊNCIA DE DOENÇAS E PRODUTIVIDADE DO GIRASSOL

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A ocorrência de doenças vem sendo um dos principais problemas da cultura do girassol ao longo dos anos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da irrigação e da aplicação de fungicidas na ocorrência de doenças e na produtividade de aquênios de dois genótipos de girassol em cultivos de safra e safrinha, na região central do Rio Grande do Sul. Os experimentos foram conduzidos junto ao Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, nos períodos de safra de 2007 e safrinha de 2008, acompanhando-se o crescimento e o desenvolvimento das plantas no decorrer do ciclo da cultura através de observações fenométricas e fenológicas. Os dados meteorológicos foram coletados no centro da área experimental com uma estação meteorológica automática e com pares psicrométricos instalados em diferentes níveis. Foram utilizados doze tratamentos arranjados no delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos constaram de testemunha irrigada e não irrigada e de diferentes esquemas de proteção com fungicida em função dos valores acumulados de severidade (VS) estimados pelo sistema FAST (VS = 16, 22, 28) sem irrigação, bem como, com irrigação e proteção com fungicida com 16 VS. Os valores de severidade teórica (VS) foram calculados através do sistema FAST, considerando a duração do período com umidade relativa maior do que 90% e a temperatura do ar nesse período. No momento em que os respectivos valores de severidade do tratamento foram alcançados foi realizada a aplicação do fungicida e iniciou-se uma nova contagem de VS. O progresso da doença foi analisado com base nas observações semanais da severidade dos sintomas da doença em três plantas por parcela. Verificou-se que a irrigação aumenta a produtividade de aquênios de girassol no cultivo de safra, desde que as condições meteorológicas não sejam favoráveis para a ocorrência de mancha de alternaria e septoriose, ou desde que se aplique fungicidas para o controle dessas doenças antes da floração. Na safrinha o efeito da irrigação na produtividade de aquênios é negativo devido à maior ocorrência de mancha de alternaria e septoriose em girassol. A previsão de ocorrência de doenças em girassol pode ser feita a partir de elementos meteorológicos, mas são necessários ajustes para definir os critérios mais adequados.

ASSUNTO(S)

helianthus annus l. septoria helianthi engenharia agricola disease forecast alternaria helianthi alternaria helianthi septoria helianthi previsão de doenças helianthus annus l.

Documentos Relacionados