Iowa gambling task: considerações desenvolvimentais e implicações neuropsicológicas e psicométricas
AUTOR(ES)
Bakos, Daniela Di Giorgio Schneider
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Atualmente, diversos estudos sobre a tomada de decisão (TD) têm sido conduzidos, com base na Hipótese do Marcador Somático (HMS), utilizando como ferramenta de avaliação a Iowa Gambling Task (IGT). Neste contexto, esta tese teve por objetivo geral analisar o processo de TD, bem como a tarefa usualmente utilizada para mensurá-lo, a IGT. Visando a atender esta finalidade, três estudos foram conduzidos, buscando investigar o processo decisório a partir de diferentes aspectos. O primeiro deles discutiu a TD dentro de uma perspectiva do desenvolvimento, comparando adultos jovens e adultos idosos em seu comportamento de escolha. Já o segundo, tratou de investigar a possível influência de componentes de impulsividade e diferentes processos cognitivos, como a memória de trabalho, o aprendizado associativo e reverso e a atenção, no processo de tomar decisões. O terceiro e último estudo averiguou o efeito da cultura na tomada de decisões, comparando o desempenho de indivíduos brasileiros e norte-americanos na IGT. Os resultados do primeiro estudo evidenciaram que tanto adultos jovens quanto adultos idosos apresentam um comportamento guiado, principalmente, pela expectativa de uma baixa freqüência de punições. Não houve diferenças significativas entre os dois grupos etários, quanto à quantidade de cartas retiradas de cada baralho, embora cada grupo tenha revelado um processo distinto de aprendizagem ao longo da tarefa. No segundo estudo, padrões distintos de correlações nos dois grupos etários foram verificados. Em se tratando dos adultos jovens, uma influência do aprendizado associativo e reverso no processo de TD mensurado pela IGT (conforme o critério tradicional de análise) foi observada. Ao se considerar as correlações constatadas nos participantes adultos idosos, averiguou-se uma associação entre o subteste dígitos (ordem direta e inversa) e os escores com base na freqüência (punição) alcançados na IGT. Finalmente, os achados do terceiro estudo apresentaram diferenças importantes entre os dois grupos culturais, revelando que tanto adultos jovens quanto adultos idosos norte-americanos atingem escores mais elevados na IGT. Considerados em conjunto, os resultados mostram que a IGT é uma tarefa complexa, sofrendo a influência, em alguma extensão, de outros processos cognitivos e de aspectos culturais e desenvolvimentais.
ASSUNTO(S)
tomada de decisão decision making cognitive processes avaliação psicológica processos cognitivos iowa gambling task envelhecimento aging culture fatores socioculturais
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/16663Documentos Relacionados
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