Inventory and analysis of trees in urban areas in the Campos de Jordão resort – São Paulo - Brazil. / Inventário e análise da arborização viária da estância turística de Campos do Jordão, SP.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

O objetivo da pesquisa foi fazer o inventário e a análise da situação atual da arborização urbana da Estância Turística de Campos do Jordão, dentro do contexto sócio-ambiental. A cidade apresenta características interessantes em relação à posição geográfica, relevo, vegetação nativa, clima e histórico de ocupação. Neste trabalho foram sorteados 10% dos bairros da cidade, os quais foram inventariados totalmente. As árvores foram analisadas, cadastradas, e os dados levantados foram processados e analisados com auxílio do programa de "software" SAS. Foi obtido um índice de 17,22 árvores/km de rua percorrida na cidade. Dos treze bairros inventariados, quatro não apresentaram arborização viária pública, cinco apresentaram índice médio de 4,7 árvores/km, dois outros bairros apresentaram média de 36,5 árvores/km e a Vila Capivari e a Vila Francalanza, 91,31 indivíduos/km e 65 indivíduos/km, respectivamente. Apesar dos baixos índices,a cidade apresenta boa vegetação arbórea dentro das propriedades privadas. Na área inventariada, foram encontradas 32 espécies. Mais da metade da cidade é arborizada com plátanos (53,7%). Os liquidâmbares somam 34,1%. Os outros 12,2% correspondem às outras espécies. Foi observada predominância de 53,2% de calçadas sem danos causados pelas árvores e construções com recuo ou vizinhas a áreas verdes totalizam 58,4% dos casos. As covas apresentam, na maior parte dos casos, boa área livre de solo não impermeabilizado (64,8%). Não há plantios recentes na cidade, e portanto tutores e grades de proteção não são usuais. Os obstáculos também são ausentes na maioria dos casos. Estão presentes fora de fiação elétrica 76,7% das árvores. Foi encontrado apenas uma árvore frutífera na área inventariada. A maioria apresenta também alguma forma de lesão e 59,3% dos indivíduos foram podados drasticamente. Mediante análise visual, 98,2% das árvores estavam sadias. Realidades sócio-ambientais do município também foram analisadas, como problemas de ocupação urbana em áreas de preservação permanente. Algumas espécies foram indicadas para compor a arborização viária, e recomendações foram feitas em relação à adequação e manejo da arborização.

ASSUNTO(S)

arborização urbana urban arborization estâncias turísticas levantamento innentory campos de jordão (sp) state of são paulo street arborization via pública

Documentos Relacionados