Interorganizational relations and communicative action: a contribution to the integration study among public security organizations in Minas Gerais/BRA. / RelaÃÃes interorganizacionais e aÃÃo comunicativa: uma contribuiÃÃo para o estudo da integraÃÃo entre as organizaÃÃes de seguranÃa pÃblica em Minas Gerais.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Trata-se de uma pesquisa descritiva, envolvendo a rede interorganizacional de polÃtica de seguranÃa pÃblica em Minas Gerais, cujos principais atores sÃo a PolÃcia Militar, a PolÃcia Civil, o MinistÃrio PÃblico, o JudiciÃrio e a AdministraÃÃo PenitenciÃria do Estado. An pesquisa se concentrou nas polÃcias e no MinistÃrio PÃblico. Pesquisou-se os obstÃculos e facilitadores ao estabelecimento de uma comunicaÃÃo dialÃgica entre os trÃs sujeitos. Utilizou-se como perspectiva de anÃlise a Teoria da AÃÃo Comunicativa de JÃrgen Habermas. Os resultados mostraram que hà uma definiÃÃo da situaÃÃo no sentido da ineficiÃncia da atuaÃÃo do sistema como um todo e que a integraÃÃo à bem recebida. As divergÃncias comeÃam em torno da estrutura da rede, quando cada um dos atores, em funÃÃo de seu respectivo mundo da vida prÃ-interpretado, tÃm cada um, a sua prÃpria visÃo da rede ideal. Os principais obstÃculos apontados sÃo a nÃo coincidÃncia geogrÃfica e o nÃo compartilhamento de espaÃos, a cultura organizacional distinta, o desconhecimento do outro, a preservaÃÃo da identidade organizacional, as desconfianÃas recÃprocas, as vaidades e, principalmente, os conflitos envolvendo a investigaÃÃo. Em suma: um âmundo da vidaâ prà -interpretado historicamente construÃdo; e a colonizaÃÃo do âmundo da vida dos atores pelo âmundo d o sistemaâ, mais precisamente pelo subsistema Poder, no que diz respeito aos espaÃos destinados à investigaÃÃo e status. Por outro lado, sÃo facilitadores a tecnologia, os investimentos, o ambiente polÃtico e social, a construÃÃo de espaÃos dialÃgicos e os estÃmulos Ãs interaÃÃes pessoais entre seus respectivos membros.

ASSUNTO(S)

administracao police redes interorganizacionais interorganizational relations public minister polÃcia teoria da aÃÃo comunicativa public administration public security seguranÃa pÃblica theory of communicative action ministÃrio pÃblico

Documentos Relacionados