Internacionalização da Arquitetura e da Crítica de Arte: Sérgio Milliet

AUTOR(ES)
FONTE

Estud. av.

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/08/2019

RESUMO

resumo A crítica cultural no Brasil teve no paulistano Sérgio Milliet (1898-1966) um de seus expoentes máximos. Foi ele o mais “internacionalizado” dos intelectuais brasileiros. Sua produção não apenas como crítico, mas também como tradutor, poeta, pintor, pensador e ensaísta, bem como sua atuação institucional, notadamente como diretor da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, coloca-no em primeiro plano na vida cultural, política e institucional do país. Muito jovem, estudou e trabalhou na Suíça nas primeiras décadas o século XX, convivendo com personalidades internacionais, porém regressando em tempo de participar da Semana de Arte de 1922 em São Paulo. Atuou como homem-ponte entre as culturas europeias e a brasileira. Atento à vida cultural nacional e internacional de seu tempo, trabalhou como “passeur” transcultural, como atestam seus dez volumes do Diário Crítico e notáveis traduções.abstract One of the leading exponents of cultural criticism in Brazil was São Paulo-born Sergio Milliet (1898-1966), one the most “internationalized” of Brazilian intellectuals. His production, not only as a critic, but also as a translator, poet, painter, thinker and essayist, as well as his institutional work, notably as director of the Mário de Andrade Municipal Library, place him in the foreground of the cultural, political and institutional life of his country. Still very young, he studied and worked in Switzerland in the early decades of the twentieth century among international personalities, but returned in time to participate in the Art Week of 1922 in São Paulo. He was a veritable man-bridge between European and Brazilian cultures. Attentive to the national and international cultural life of his time, he worked as a transcultural “passeur”, as evidenced by the ten volumes of his Critical Diary and numerous notable translations.

Documentos Relacionados