Interferindo na progressão do ciclo celular para avaliar possíveis alterações de ploidia em célula tumoral de mama humana. / Interference in the cell cycle progression to analyze possible alteration of ploidy in tumor cell of human breast.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/12/2011

RESUMO

A maioria dos tumores sólidos apresentam características aneuplóides. Porém a relação entre aneuploidia e transformação maligna, ainda não está definida. Nos últimos anos diversas proteínas têm sido descritas como reguladoras de eventos durante a divisão celular, principalmente as relacionadas com a formação do fuso bipolar e segregação equacional dos cromossomos. Neste estudo propomo-nos a analisar os efeitos da interferência em dois pontos críticos da mitose, a segregação cromossômica e a citocinese, em relação à aneuploidia e à instabilidade genética tumoral. Nossos dados mostraram que o tratamento sequencial de Monastrol e Blebistatina determinou o surgimento de fusos mitóticos anormais, amplificação centrossômica, localização ectópica de Aurora A e aumento de micronúcleos. Esta interferência pode levar a um quadro de instabilidade genética e, consequentemente a progressão tumoral, abrindo novas possibilidades para o estudo dos mecanismos moleculares envolvidos na regulação do ponto de checagem mitótico e resistência a quimioterápicos.

ASSUNTO(S)

cell cycle cell division células cultivadas de tumor ciclo celular divisão de células mama mama mitose mitosis neoplasias neoplasms tumor cells grown

Documentos Relacionados