Interface arte/propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da analise de anuncios em revistas, nos anuarios do Clube de Criação de São Paulo

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/02/2004

RESUMO

Esta tese objetiva evidenciar as técnicas de elaboração de anúncios de revistas considerados de qualidade, analisando os trabalhos publicados nos Anuários do Clube de Criação de São Paulo no período de 1975 a 1984, selecionados por diversos júris, constituídos durante a década. Classificá-los, primeiramente, por grupos definidos pela composição plástica, levando em conta os elementos visuais e estruturais das peças, avaliando as influências possíveis das experiências simultâneas ocorridas no campo das artes visuais. A escolha dos Anuários do Clube de Criação de São Paulo deveu-se à singularidade da publicação no período, tratando-se de empreendimento meritório dos profissionais de propaganda, especialistas nessa área da Comunicação. Com os resultados aferidos, apresenta os comentários das variações constatadas, especificando os processos técnicos utilizados na produção gráfica de peças publicitárias, no período anterior à informatização geral do mercado; os elementos estruturais da composição compartilhados com obras das artes plásticas convencionais - pinturas, gravuras -, obras catalogadas desde o começo do século passado; a classificação, em grupos dos anúncios, observando a composição plástica, o enquadramento das imagens e a diversidade de produtos; a interface publicidade/artes plásticas demonstrada pela influência da Pop Art e da Minimal Art onde a intertextualidade, as figuras de retórica presentes no discurso gráfico aparecem como fator de persuasão na apresentação das mensagens publicitárias Résumé: L objectif de ce travail est celui de mettre en évidence le techniques d élaboration des annonces des magazines, considerés comme des annonces publicitaires de qualité. n a utilisé comme corpus le matériel qui est dans les "Anuários do Clube de Criação de S. Paulo - 1975/1984" les materiaux ont été selectionnés par des divers jurys qui ont été constitués pendant toute la décennie. D abord, on les a classés, par la composition plastique, en tennant compte des éléments visuels et structuraux des pieces et en même temps essayant de trouver les influences subies par les arts visuels. Apres l analyse du materiel, les variations se présentent, et on passe à détailler les processus techniques; les éléments structuraux de leur composition qui sont les mêmes dans les oeuvres d art conventionnels; des oeuvres cataloguées des le début du siecle dernier; les classements des annonces en observant la composition plastique, l encadrement des images et la diversité des produits; l interface publicité/arts plastiques demontrés par l influence de la Pop Art et la Minimal Art ou I intertextualité, les images rhétoriques presentées par le discours se manifestent comme moyen de persuasion

ASSUNTO(S)

propaganda - brasil comunicação visual - brasil publicidade arte - brasil

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