Interdisciplinaridades: latinistas, helenistas e sociólogos em revista (França, 1898 - 1920) / Interdisciplinarity: latinists, hellenists and sociologists in magazines (France, 1898-1920)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/05/2011

RESUMO

Durante as décadas de 1890 e 1910, a sociologia adquiriu direito de cidadania na universidade francesa, passando a compor, em uma posição institucionalmente frágil e marginal, o leque das disciplinas ofertadas nas Faculdades de Letras. A presente tese se propõe a investigar os diálogos que os portadores desse saber novo travaram então com helenistas e latinistas, os quais representavam, por seu turno, disciplinas tradicionais e ainda hegemônicas no sistema de ensino daquele país. Para tanto, são aqui privilegiados os circuitos de ideias e de pessoas entre cinco revistas especializadas de perfil universitário: o Année Sociologique, o Bulletin de Correspondance Hellénique, os Mélanges dArchéologie et dHistoire, a Revue des Études Grecques e a Revue des Études Anciennes. A partir do exame dos sentidos de tal fluxo, procurase esclarecer quais condições epistemológicas e sociais tornaram possível uma interdisciplinaridade historicamente dada, problematizando tanto seus limites práticos quanto seu peso na definição de cada um dos saberes nela implicados.

ASSUNTO(S)

french university (1898-1920) helenistas hellenists interdisciplinaridade interdisciplinarity latinistas latinists sociologists sociólogos universidade francesa (1898-1920)

Documentos Relacionados