Inter-estuarine and temporal patterns of the fish assemblage of subtropical subestuaries along the Río de la Plata coast (Uruguay)

AUTOR(ES)
FONTE

Braz. j. oceanogr.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2017-06

RESUMO

RESUMO As assembleias de peixes em subestuários têm sido pouco estudadas no mundo. A fim de avaliar a variabilidade interestuarina e temporal da ictiofauna dos subestuários ao longo da costa uruguaia do Rio da Prata, foram amostrados entre 2011 e 2013 os sistemas Pando, Solís Chico e Solís Grande. A biomassa e abundância de peixes, riqueza de espécies e índices de diversidade foram analisadas, definindo-se que as assembleias de peixes são caracterizadas por apenas algumas espécies e com grande abundância. Espécies residentes estuarinas e de água doce apresentaram 55,5% da assembleia de peixes conforme as guildas de uso do estuário. Embora, a ocorrência de espécies tenha sido semelhante nos três subestuários, a sua abundância relativa foi diferente. Os valores dos parâmetros da comunidade mostraram uma tendência decrescente de oeste para leste ao longo da costa uruguaia. Maior diversidade de peixes e abundância foram registradas no sistema do Pando, localizado nas proximidades de uma importante área de desova no estuário do Rio da Prata interior. No subestuário do Solís Grande foram encontrados menor riqueza e abundância de peixes. Solís Chico foi caracterizado como um subsistema de transição. Os três subestuários mostraram um aumento na riqueza e abundância durante os períodos de temperatura alta, provavelmente relacionada com o ciclo de vida das espécies que compartilham hábitats entre o Rio da Prata e/ou os subestuários costeiros. Este estudo constitui o primeiro passo para avaliar os padrões de peixes no ecossistema costeiro do Rio da Prata e uma abordagem sobre o papel ecológico do subestuários no sudoeste do Oceano Atlântico.

ASSUNTO(S)

diversidade de espécies ictiofauna sistemas estuarinos padrões de variabilidade estuários da américa do sul parâmetros comunitários

Documentos Relacionados