Intento sensu et vigilanti mente: a sketch of a system of historical and theoretical references for the study of sound in the societies of the medieval West / Intento sensu et vigilanti mente: esboço de uma problemática histórica do som no Ocidente medieval

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O presente trabalho se propõe a esboçar um referencial histórico e teórico para o estudo do som nas sociedades do Ocidente medieval. O som é entendido aqui como uma "forma semantizada" e, ao mesmo tempo, um "conteúdo enformado", perspectiva que busca pôr em relevo a dialética entre objetivo e subjetivo (que, concretamente existem apenas como processos relacionados de objetivação do subjetivo e subjetivação do objetivo), dialética inerente à existência social de qualquer "objeto" e da própria sociedade. A dissertação se compõe de três partes: (1) na primeira parte, enfocamos privilegiadamente a semantização da forma sonora, buscando desvendar as transformações históricas nas modalidades de circunscrição do som pelo pensamento; (2) na segunda parte, tomamos, dialeticamente, a direção contrária e privilegiamos o exame da enformação sonora do conteúdo, investigando mais especificamente a evolução da forma sonora da liturgia latina; (3) por fim, na terceira parte, propomos um estudo de caso que busca apreender, na temporalidade de sua efetivação, a dinâmica entre os processos de semantização da forma sonora e de enformação sonora do conteúdo.

ASSUNTO(S)

antropologia histórica; construcionismo social; cultura sensível; idade média; paisagem sonora; som historical anthropology; middle ages; sensory culture; social constructivism; sound; soundscape

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