Integrated management of urban solid waste: a proposal for improving the process of screening and economic exploitation of recyclable waste, with social inclusion. (Case study) / Gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos: uma proposta de aprimoramento do processo de triagem e o aproveitamento econômico dos resíduos recicláveis, com inclusão social. (Estudo de caso)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/02/2010

RESUMO

A pesquisa estabeleceu como objetivo geral, analisar a gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos em dois casos distintos; um na cidade de Varginha, MG e outro no Distrito de Jaçanã na cidade de São Paulo. Tem como finalidade, indicar caminhos sustentáveis para um melhor desempenho no processo de triagem, com ganho de tempo e renda para os cooperados. O método empregado foi baseado em revisão bibliográfica e trabalho de campo com entrevistas participativas, para melhor analisar e avaliar a sustentabilidade dos sistemas utilizados nos dois casos. Com o mesmo intuito foram investigadas a geração, coleta, triagem, o processamento e transporte, bem como o destino final dos resíduos gerados em ambos os casos, visando auxiliar a análise comparativa da rentabilidade e produtividade nos processos de triagem de Resíduos Sólidos Urbanos, das cooperativas em estudo. Como resultados, a COOPER-ET do caso Varginha MG, apresentou um índice de sustentabilidade sócio-econômico relativamente mais elevado do que a COOPER-SF do caso Jaçanã SP, onde esta última apresentou relativamente um maior índice no aspecto ambiental. A análise integrada da produtividade dos sistemas demonstrou uma taxa de tratamento com triagem mensal de Resíduos Sólidos Domiciliares de 10 % para o caso Jaçanã e 35% para o caso Varginha, em relação a todos os Resíduos Sólidos Urbanos produzidos pelas duas comunidades. De acordo com o quadro sócio-econômico apresentado pelas cooperativas, a COOPER-ET foi classificada como Cooperativa de Lugar Social, com características de Economia Solidária, segundo os conceitos de Singer (2000). A COOPER-SF foi classificada de acordo com o conceito das cooperativas organizativas, segundo Pinho (1982), uma vez que este conceito justifica como ela foi criada. O processo de triagem no transbordo (caso Varginha) mostrou-se relativamente mais rentável e mais econômico do que a coleta seletiva porta a porta promovida pelas Prefeituras de São Paulo, que mostrou ser relativamente menos rentável para os cooperados e mais dispendiosa para as Prefeituras, além de competir com os coletores autônomos de Resíduos Sólidos Recicláveis. Foram indicadas maneiras sustentáveis no Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos, com propostas de inclusão social não só dos cooperados, mas também dos coletores autônomos de Resíduos Sólidos Recicláveis.

ASSUNTO(S)

gerenciamento integrado resíduos sólidos recicláveis processo de triagem inclusão social cooperativas recyclable solid waste cooperatives residuos solidos, domesticos e industriais integrated management process of screening social inclusion

Documentos Relacionados