Integração das políticas estaduais no Brasil: uma análise da política de integração das polícias estaduais brasileiras sob a ótica do institucionalismo sociológico.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O presente trabalho analisa as possibilidades de integração das forças policiais estaduais, notadamente a Polícia Militar e a Polícia Civil. Através de um estudo de caso múltiplo, que envolveu os Estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, pretendeu-se responder à questão: Como tem se desenvolvido a integração das polícias estaduais no Brasil e quais os principais fatores que explicam esse desenvolvimento? Constatou-se que a integração das polícias estaduais brasileiras apresenta resultados limitados, sendo esse resultado atribuível à institucionalização do modelo policial brasileiro e à resistência das organizações policiais à idéia de integração. Verificou-se também a pertinência da aplicação do Institucionalismo Sociológico como base teórica explicativa do fenômeno estudado, no caso, o processo de integração das polícias.

ASSUNTO(S)

segurança pública public security polícia respostas estratégicas institucionalismo administracao publica polices integration institutional theory integração das policias strategic responses police

Documentos Relacionados