Insulin-like growth factor–I (IGF-I) in newborn calves fed colostrum of cows treated with rbst. / Fator de crescimento semelhante à insulina-I (IGF-I) em bezerros recém-nascidos aleitados com colostro de vacas tratadas com rbST.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O presente trabalho teve por objetivo verificar o efeito de diferentes níveis de IGF-I no colostro de vacas que receberam rbST durante o período pré-parto, no desenvolvimento do trato intestinal e na expressão do gene do IGF-I e de seu receptor no fígado e intestino de bezerros. Quarenta e duas vacas da raça Holandesa, gestantes e multíparas foram distribuídas ao acaso em dois grupos de 21 animais, o grupo rbST que recebeu hormônio de crescimento (500 mg rbST) e o grupo controle que recebeu injeção de vitamina E. As aplicações tiveram início aos 35 dias pré-parto, em intervalos de 14 dias até a data de parição. Os bezerros recém-nascidos foram distribuídos aleatoriamente, de acordo com as seguintes idades em que foram abatidos: após o nascimento e sem a ingestão de colostro, dois e sete dias de vida com ingestão de colostro das respectivas mães. Após o abate, amostras do fígado e segmentos do intestino delgado (jejuno e íleo) foram coletadas para quantificação de DNA, RNA, proteína total e o RNAm do IGF-I e do receptor tipo I. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, numa estrutura fatorial 2x3, correspondendo aos grupos das mães (rbST ou controle) e as idades dos bezerros (após o nascimento, dois e sete dias de vida). No fígado, as concentrações de RNA e proteína (mg/g tecido) foram maiores no segundo dia de vida e a relação proteína/RNA aumentou no sétimo dia de vida (P<0,05). O jejuno apresentou interações entre os tratamentos nas concentrações de DNA, proteína e relações proteína/RNA e RNA/DNA (P<0,05). Os bezerros que consumiram colostro proveniente de vacas que receberam rbST apresentaram, no jejuno, maiores concentrações de DNA no segundo dia de vida e diminuição a níveis intermediários entre nascimento e dois dias, comparados aos sete dias de vida. Este efeito também foi observado na relação proteína/RNA. No grupo controle, também se verificou aumento de DNA aos dois dias, mas não houve diferenças aos sete dias, e a relação proteína/RNA foi semelhante entre as idades. A concentração de proteína no jejuno do grupo rbST aumentou no segundo dia de vida e diminuiu no sétimo, enquanto que no grupo controle, este aumento foi verificado apenas no sétimo dia de vida. A relação RNA/DNA diminuiu apenas no grupo controle (P<0,05). A expressão do gene do IGF-I foi maior ao nascimento e aos sete dias de idade no fígado dos bezerros do grupo rbST (P<0,05). As concentrações do gene do receptor tipo I diminuíram com a idade dos bezerros (P<0,05). Ao nascimento, o intestino dos bezerros apresentou condição de resposta celular à presença do IGF-I proveniente do colostro. Os resultados sugerem que as células do jejuno de bezerros do grupo rbST apresentaram um diferente estágio de maturação.

ASSUNTO(S)

somatotropin somatropinas recombinantes colostrum calves intestino delgado crescimento animal hormônios mrna aleitamento animal colostro igf-i bezerros vacas small intestine

Documentos Relacionados