Instituições Federais de Educação Profissional no Brasil: Gestão e Autonomia Administrativa. / Management and Federal Administrative Autonomy of the Institution of Professional Education: management and Administrative Autonomy.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O presente trabalho trata de estudo comparativo para identificar se as Instituições Federais de Educação Profissional se constituem em estratégia e flexibilidade da gestão pública, na visão dos seus gestores. O levantamento dos dados ocorreu por meio de pesquisa do tipo exploratória, com características descritivas e metodologia de estudo de caso, utilizando-se questionário, distribuídos a 30 ocupantes de Cargos de Direção - CD, dos Centros Federais de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, Urutaí-GO e Uberaba-MG. Os resultados mostram que a autonomia administrativa das Instituições Federais de Educação Profissional, existe apenas nas leis e nos decretos, não se realizando na prática da gestão dessas instituições. No entanto, elas podem se constituir em estratégia de flexibilidade da gestão pública da área de educação, se efetivada pelo Governo a prática da gestão autônoma e descentralizada.

ASSUNTO(S)

autonomia administrativa gestão. educacao autonomies and management flexibilidade organizacional autarchies professional education institution autarquias instituições de ensino profissional

Documentos Relacionados