Inscrições discursivas na narrativa de As horas nuas de Lygia Fagundes Telles

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho tem por escopo analítico as inscrições discursivas no interior da narrativa As horas nuas (AHN) de Lygia Fagundes Telles. Fundamentados nos pressupostos da teoria da Análise do Discurso de linha francesa, tendo como base teórica os estudos de Michel Pêcheux e base referencial os estudos dialógico-polifônicos de Mikhail Bakhtin, propomos adentrar no campo da discursividade da produção literária. Alvitramos uma análise qualitativa analítico-descritiva de caráter interpretativista por meio da qual, expomos um olhar-leitor na opacidade e dinâmica do funcionamento discursivo de AHN, investigando como as diferentes vozes enunciativas, em relação polifônica, traspassadas e transpassadas pelo interdiscurso, e a multiplicidade de sujeitos discursivos, no cerne de suas formas-sujeito, compuseram as inscrições discursivas constituintes e constitutivas na/da obra. Para tanto, embasados em Santos (2007), instauramos um suporte analítico-metodológico no imo do conceito de N-essência, construindo associações de elementos constituintes, constituídos e constitutivos de conceitos-operadores. Aventamos o dispositivo da quintessência em duplo-hélice, mobilizando uma conjuntura de ordem sujeitudinal e outra de ordem sentidural para análise do processo de significância do funcionamento discursivo na instauração de inscrições discursivas. Conjugados à técnica do recorte (ORLANDI, 1996), estabelecemos dez operadores epistêmico-analíticos (cinco da ordem sujeitudinal na 1 hélice e cinco da ordem sentidural na 2 hélice) enquanto balizas para a apreciação dos processos de construções de sentidos decorrentes das inscrições discursivas das instâncias sujeitudinais recortadas, observando os critérios da recorrência e regularidade. A partir da análise ficou evidenciado o processo que se instituiu ao longo do romance: a constituição de formas-sujeito no âmago de suas inscrições discursivas e atravessamentos interdiscursivos imbricados no intradiscurso em relação dialógico-polifônica. Isso fez com se construíssem e firmassem consciências autônomas que, a partir de e no crivo de suas vozes próprias, significassem, significando-se, construindo, assim, identidades presente-passado-futuras. Foi no ínterim de relações de espelhamento refletindo versos e reversos e relações de outricidade refletindo um outro eu e uma projeção de um eu, que sujeitos e sentidos foram produzidos. Sujeitos e sentidos singulares que fazem desse romance telliano uma enunciação estética tão interpeladora e particular.

ASSUNTO(S)

inscrições discursivas funcionamento discursivo telles, lygia fagundes, 1923- as horas nuas - crítica e interpretação significance significância análise do discurso subject-forms forma-sujeito linguistica discursive subscriptions discursive operation

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