Innovation in swine culture: the biodigestion in the treatment process of swine manure in the city of Toledo - PR / InovaÃÃo na suinocultura: a biodigestÃo no processo de tratamento de dejetos de suÃnos no municÃpio de Toledo â PR

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este trabalho identifica e analisa os principais motivos associados à decisÃo do produtor rural de utilizar o processo de biodigestÃo para o tratamento dos dejetos de suÃnos, com foco nos produtores do municÃpio de Toledo - PR. Para tanto, inicia-se com a apresentaÃÃo da crescente concentraÃÃo da produÃÃo de suÃnos e dejetos destes em alguns municÃpios do Estado do ParanÃ, mormente, na RegiÃo Oeste e no municÃpio de Toledo. Posteriormente destaca-se o potencial impacto poluidor dos dejetos e, principalmente, da concentraÃÃo destes, atentando para a iminente limitaÃÃo ao desenvolvimento da cadeia produtiva em funÃÃo de problemas ambientais. Por outro lado apresentam-se tambÃm as principais alternativas para o correto tratamento dos dejetos, com Ãnfase no tratamento via processo de biodigestÃo, o qual gera produtos utilizÃveis e/ou comercializÃveis, como o biofertilizante, o biogÃs e os crÃditos de carbono. O referencial teÃrico-analÃtico escolhido baseou-se na Teoria Schumpeteriana da ConcorrÃncia e no Modelo de Abordagem SistÃmica dos NegÃcios Agroindustriais apresentado por Farina et al. (1997). A identificaÃÃo das propriedades foi feita a partir de levantamento de dados primÃrios de 311 propriedades junto aos arquivos do Instituto Ambiental do Paranà (IAP) e da realizaÃÃo de trinta entrevistas junto aos produtores rurais. As propriedades foram analisadas e classificadas conforme algumas caracterÃsticas, principalmente quanto à utilizaÃÃo ou nÃo do tratamento via biodigestÃo. Foram identificadas 167 propriedades que utilizam biodigestores, sendo que 164 o faziam, principalmente, em funÃÃo de serem integrados/parceiros de empresa agroindustrial de abate e processamento instalada no municÃpio, a qual possui um programa que, em regime de comodato, fornece todo o apoio tÃcnico e financeiro para a instalaÃÃo de biodigestores, responsabilizando-se inclusive pelos trÃmites burocrÃticos para a validaÃÃo e comercializaÃÃo dos crÃditos de carbono gerados. Em relaÃÃo Ãs outras trÃs propriedades, uma tambÃm trabalha em regime de comodato, mas com outra empresa, especializada no mercado de crÃditos de carbono, e as outras duas instalaram os biodigestores por interesse e com recursos prÃprios, sendo que apenas estes utilizam o biogÃs para outros fins que nÃo a simples queima para conversÃo de metano em gÃs carbÃnico e comercializaÃÃo dos crÃditos de carbono. Assim, o principal motivo identificado para a instalaÃÃo de biodigestores foi a iniciativa da empresa integradora, a qual foi motivada pela criaÃÃo do mercado de crÃditos de carbono no Ãmbito dos mecanismos de desenvolvimento limpo do protocolo de Quioto.

ASSUNTO(S)

energia da biomassa suÃnos- criaÃÃo - toledo (pr) - aspectos ambientais biodigestor suinocultura inovaÃÃo swine culture desenvolvimento sustentÃvel economias agraria e dos recursos naturais crÃdito de carbono biodigestor toledo suÃnos - esterco gestÃo ambiental paranà toledo innovation biodigestores fontes alternativas de energia paranÃ.

Documentos Relacionados