Influências da percepção de valores organizacionais dos profissionais que atuam com gerência de projetos sobre seu comportamento na organização. / Influences of the perception of organizacionais values of the professionals who act with management of projects on its behavior in the organization.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/04/2012

RESUMO

Os valores organizacionais, diferentemente do conceito de valores financeiros altamente conhecidos na gestão de projetos, referem-se aos princípios organizacionais que são difundidos nas organizações e que devem permear as decisões lá tomadas, tais como honestidade, transparência e outros valores que normalmente são explícitos na estratégia organizacional. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre os valores organizacionais e o comportamento de cidadania organizacional (CCO) de gerentes de projetos, comparando também com profissionais de outras áreas. Para atingi-lo, foi feito um levantamento quantitativo (survey) com profissionais de gestão de projetos que são alunos de cursos de pós-graduação e MBAs na região de Campinas. Este estudo pretende responder às seguintes questões: quais os tipos de valores organizacionais, medidos pela escala de Tamayo et al. (2000), que se relacionam a maiores níveis de comportamento de cidadania organizacional, medido por Dyne et al. (1994), na percepção dos gerentes de projetos e quais as diferenças encontradas entre profissionais que atuam em gestão de projetos e os que não atuam. A escolha do método deste estudo se deu a partir das questões de pesquisa que serão abordadas. De posse então das escalas validadas, escolheu-se a estratégia de pesquisa de levantamento quantitativo. Por esta técnica, é possível identificar características comuns a uma amostra e os relacionamentos entre variáveis da pesquisa. Diante dos resultados obtidos, pode-se afirmar estatisticamente que, para os valores Hierarquia e Domínio, houve um maior nível de CCO e para os valores Igualitarismo, Autonomia, Conservadorismo e Harmonia o nível de correlação foi médio segundo a escala de Cohen (1988). Baseadas nos valores de correlações média / alta obtidas, é possível afirmar estatisticamente que a hipótese do estudo é parcialmente apoiada, porque o igualitarismo obteve correlação maior, porém o mesmo não ocorreu com os valores autonomia e harmonia que haviam sido previstos, a partir da teoria do Comportamento de Cidadania Organizacional. Os resultados da segunda parte do estudo, referente às diferenças entre profissionais atuantes na área de gestão de projetos e os profissionais das demais áreas, apontaram não haver diferenças significativas que apoiem esta hipótese.

ASSUNTO(S)

valores organizacionais comportamento de cidadania organizacional gerenciamento de projetos administracao organizational values organizational citizenship behavior project management

Documentos Relacionados