Influência de parâmetros microfísicos no ciclo de vida de nuvens convectivas de fase mista. / Influence of microphysical parameters in the life cycle of convective mixed-phase clouds.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/11/2010

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar como variações em parâmetros microfísicos afetam a formação e o ciclo de vida de nuvens de fase mista, para diferentes condições de estabilidade vertical. A ferramenta adotada é uma versão de "modelo de ensemble de nuvens" ("cloud ensemble model" - CEM) do Regional Atmospheric Modeling System (RAMS). São utilizados dados do Período de Obervação Intensiva (Intensive Observing Period - IOP) do Tropical Ocean Global / Atmosphere Coupled Ocean- tmosphere Response Experiment (TOGA COARE) como forçante externo para o CEM. Para representar diferentes ambientes tropicais, esse forçante foi calculado para três regimes, a depender da atividade convectiva: ―médio‖, em que foi considerada a média das variáveis para todo o IOP, ―ativo‖, no qual convecção é mais intensa, e ―suprimido‖, aquele onde a atividade convectiva é menos pronunciada (estes dois últimos regimes delimitados a partir do valor médio da temperatura de brilho sobre a região do experimento) . Para cada regime, foram calculadas a média das componentes zonal e meridional da velocidade e os forçantes advectivos (horizontal mais vertical) de temperatura potencial e umidade. Tais forçantes foram assimilados pelo CEM em diferentes testes de sensibilidade com respeito a variáveis como a concentração de gotículas, a presença ou ausência de determinadas espécies de gelo (como graupel e granizo) e as dimensões médias dos hidrometeoros de fase sólida e mista.

ASSUNTO(S)

convecção. modelo de conjunto de nuvens. microfísica de nuvens. toga-coare fisica convection. cloud-ensemble model. cloud microphysics. toga-coare

Documentos Relacionados