Influência da Técnica do preparo cavitário utilizando laser de ER, Cr: YSGG e dos tipos de materias restaudores na prevenção de cárie. / Influence of Technical laser cavity preparation using ER, Cr: YSGG and types of materials restaudores in caries prevention.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/08/2012

RESUMO

O principal objetivo deste trabalho foi comparar in situ a influência da técnica do preparo cavitário com laser e dos tipos de materiais restauradores contendo flúor na prevenção de cárie. Para tanto foi apresentado um artigo de revisão de literatura sobre a Aplicação dos Lasers de Alta potência em Odontologia e dois artigos envolvendo estudos in situ avaliando a microdureza superficial e subsuperficial do esmalte ao redor das paredes das cavidades. Para os estudos in situ foram utilizados fragmentos de esmalte dental humano, divididos aleatoriamente em 6 grupos. Os preparos cavitários foram realizados sob refrigeração com água; e alta rotação e ponta diamantada ou laser Er,Cr:YSGG (4,0 W, 20 Hz, 22,7 J/cm2). Em cada fragmento de esmalte foi confeccionada uma cavidade circular com 1,6 mm de diâmetro e 1,6 mm de profundidade. Cada fragmento foi restaurado de acordo com o seu grupo, utilizando cimento de ionômero de vidro, resina composta ou um híbrido de ionômero de vidro e resina composta, manipulados de acordo com o fabricante. Após polimento das restaurações, um fragmento restaurado de cada grupo foi fixado em um dispositivo intraoral. Esse dispositivo foi utilizado durante 21 dias por um voluntário que gotejou solução de sacarose a 20%, oito vezes ao dia. Foi realizada a avaliação do desenvolvimento de cárie por meio de ensaios de microdureza Knoop superficial (capitulo 2, n=5) e subsuperficial (capítulos 2 n=5; e 3 n=20) com carga de 25g e tempo de 5s. Os dados quantitativos de microdureza foram submetidos a análise de variância e teste Tukey (α=0,05). A revisão de literatura no capítulo 1 demonstra aplicabilidade dos lasers de alta potência na odontologia, podendo ser utilizados em tecidos moles e duros, sendo para o preparo cavitário ou na prevenção de lesões de cárie. Os resultados observados nos capítulos 2 e 3, ainda apoiados pela revisão de literatura, demonstraram que no esmalte ao redor dos preparos cavitários realizados com o laser de Er,Cr:YSGG há menor desenvolvimento de lesão de cárie quando comparado ao preparo convencional, independente da presença de flúor no material restaurador. Sendo que os grupos restaurados com resina composta apresentaram grande desenvolvimento de lesão cariosa comparada aos grupos que foram restaurados com cimento de ionômero de vidro convencional, que apresentaram menor desenvolvimento de lesões cariosas. Os grupos restaurados com híbrido de ionômero de vidro e resina composta apresentaram efeito intermediário.

ASSUNTO(S)

secondary caries composite resin fluoride ionomer cement caries lesions cavity prepared laser cárie secundária. odontologia resinacomposta ionômero de vidro flúor preparo cavitário laser cárie dental

Documentos Relacionados