Influência da estacionalidade no comportamento de corte de Pipra rubrocapilla (Passeriformes: Pipridae) em um remanescente de mata atlântica no estado de Pernambuco.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/02/2012

RESUMO

A presença das estações seca e chuvosa regula o comportamento de muitas aves, que sincronizam período reprodutivo a essas diferentes condições. Sendo assim, o presente estudo teve por objeto avaliar a influência da estacionalidade no comportamento reprodutivo de P. rubrocapilla. Para a constatação dessa provavel influência, foram contados os comportamentos de corte e vocalizaçoes de sete individuos territoriais em urn fragmento de Mata Atlantica ao longo de 1 ano. Foi também contabilizado o tempo de permanência dos machos territoriais e visitantes nos galhos de corte, localizados no interior dos territórios de cada urn dos sete machos. Nós encontramos que o número de comportamentos de corte e vocalizações de Pipra rubrocapilla foram significativamente maiores durante a estação seca. Também, houve urn aumento do tempo de permanência tanto de machos territoriais como de visitantes nos galhos de corte. o aumento observado em todos os parâmetros anteriormente citados indica que o período reprodutivo da espécie encontra-se restrito ao periodo de seca. Nós sugerimos que o periodo de seca coincide com a maior disponibilidade dos frutos do gênero Miconia, que são uma das principais fontes alimentares dos piprideos, e que, portanto, P. rubrocapilla adapta suas atividades que requerem maior gasto energético as flutuações sazonais no suprimento de alimento. Desta forma, tem-se uma rede de variáveis altamente relacionadas, com o cicIo reprodutivo sendo influenciado pelo regime de chuvas e alimento, que geralmente depende da precipitação.

ASSUNTO(S)

comportamentos de corte estação seca disponibilidade de alimento courtship displays dry season food availability ecologia pipra rubrocapilla

Documentos Relacionados