InferÃncia baseada em intervalos estatÃsticos aplicada à SeguranÃa PÃblica / Inference based on statistical intervals applied to Public Security.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Um dos maiores problemas que afligem os cidadÃos e preocupam a opiniÃo pÃblica em todo o mundo à a criminalidade, principalmente porque vem quase sempre acompanhada de muita violÃncia, tendo efeitos econÃmicos, sociais e polÃticos. Em contrapartida, os ÃrgÃos de SeguranÃa PÃblica vÃm investindo em aÃÃes preventivas, atravÃs de planejamentos estratÃgicos mais eficientes, baseados em transformaÃÃo de dados brutos em informaÃÃes significativas. Sendo assim, o presente estudo tem por finalidade propiciar uma construÃÃo metodolÃgica e uma anÃlise cientÃfica no banco de dados da PolÃcia Militar de Minas Gerais, com Ãnfase no estudo da criminalidade violenta do municÃpio de Lavras â MG (perÃodo de 1991 a 2004), por meio da utilizaÃÃo de inferÃncia baseada em intervalos estatÃsticos. Os crimes violentos foram divididos em: contra a pessoa (CVPES) e contra o patrimÃnio (CVPT), sendo transformados tambÃm em Ãndice de criminalidade violenta, ICVPES e ICVPT, respectivamente. As anÃlises foram feitas considerando esses quatro tipos de dados no contexto da regressÃo linear simples, sendo construÃdos intervalos de ConfianÃa, PrediÃÃo, TolerÃncia Unilateral e Bilateral, em dois perÃodos: de 1991 a 2004 (I) e de 2000 a 2004 (II). Os limites dos intervalos estatÃsticos para o ano de 2005 foram comparados com os dados reais (atà outubro de 2005). AlÃm desse procedimento, foi retirada uma amostra aleatÃria de 30 municÃpios mineiros, no ano de 2003, e com faixa populacional de 14000 a 17500 habitantes, sendo avaliado o ICV considerando um modelo simples Normal, com a construÃÃo tambÃm de alguns intervalos estatÃsticos. Para o perÃodo I, por exemplo, verifica-se que o ICVPES aumenta na ordem de 0,021 ao ano, a partir de 1991 (k=1), jà para o perÃodo II, o aumento à da ordem de 0,0118 ao ano. Verificou-se, tambÃm, com 95% de confianÃa, que para o perÃodo I o intervalo de tolerÃncia para conter o ICVPT de pelo menos 95% dos municÃpios com mesmo porte populacional de Lavras no 1 semestre do ano de 2005 estarà entre 0,27 e 0,72. Jà para o perÃodo II, estarà entre 0,068 e 0,969. Em relaÃÃo à amostra dos 30 municÃpios mineiros, pode-se observar que, com 95% de confianÃa, o intervalo de tolerÃncia para conter o ICV de pelo menos 95% dos municÃpios com mesmo porte populacional no ano de 2003 era de 0 a 2,251.Uma das conclusÃes a que se chegou à que os resultados dos intervalos estatÃsticos construÃdos no contexto do modelo simples normal e da regressÃo sÃo ferramentas Ãteis para auxiliar a GestÃo da Qualidade na SeguranÃa PÃblica, no sentido de que possibilitam a projeÃÃo de valores futuros, que podem auxiliar um planejamento estratÃgico mais eficiente, a semelhanÃa das cartas - controle no Controle EstatÃstico de Processo (CEP). AlÃm disso, a utilidade dessa metodologia verifica-se atà mesmo quando âfalhaâ no sentido de que uma observaÃÃo fora dos limites de confianÃa, prediÃÃo e tolerÃncia ainda servem para os propÃsitos da gestÃo.

ASSUNTO(S)

gestÃo da qualidade seguranÃa pÃblica public security intervalo estatÃstico quality management estatistica statistical intervals

Documentos Relacionados