Incorporação do hormônio do crescimento humano recombinante (rhGH) em matriz de polímero biodegradável

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. odontol. UNESP

DATA DE PUBLICAÇÃO

2015-08

RESUMO

ResumoObjetivo

Incorporar o hormônio de crescimento recombinante humano em um polímero biodegradável (PLGA).

Material e método

As matrizes foram confeccionadas através da técnica de evaporação de solventes. Foi feita uma mistura do polímero (poli ácido glicólico lático) e do hormônio do crescimento humano recombinante (Saizen® Merck Serono S.A. Aubonne, Suíça). Essa mistura foi vertida em moldes de silicone circulares de 1 cm de diâmetro e aproximadamente 2 mm de espessura, e levada para secagem em uma câmara de evaporação de solvente por 48 horas. Após esse período, as matrizes foram imersas em PBS e passaram por um banho termostatizado (ensaio de degradação hidrolítica), in vitro, à temperatura de 37°C. As amostras foram retiradas do banho no intervalo de 1, 2, 3, 4, 7, 10 e 14 dias. Foram aferidas a perda de massa, a variação do pH e a concentração do hormônio liberado em função do tempo.

Resultado

A concentração do hormônio liberado em função do tempo foi aumentando até o terceiro dia. No quarto dia, houve uma queda e, no sétimo, ocorreu um aumento do hormônio liberado, estendendo-se até o décimo dia; no 14° dia, houve queda novamente. O pH teve uma queda brusca de 7,4 para 3,2 no primeiro dia, mantendo uma pequena queda até o 14° dia. A perda de massa foi gradual em relação ao tempo, como já era esperado.

Conclusão

O PLGA é um bom biomaterial para confecção de matrizes com hormônio do crescimento. Revelou-se possível incorporar o rhGH nessa matriz, de modo a, então, desenvolver-se um substituto ósseo.

ASSUNTO(S)

polímeros hormônio do crescimento biodegradação

Documentos Relacionados