Inclusão digital empresarial: utilização das tecnologias da informação e comunicação em micro e pequenas empresas das redes empresariais de confecções apoiadas pelo SEBRAE/BA em Salvador.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/08/2011

RESUMO

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Internet cada vez mais se configuram como importantes instrumentos para ampliação dos negócios e a sobrevivência das empresas na atual economia, entretanto, muitas empresas brasileiras ainda estão excluídas dessa realidade. Diante disso, este estudo consiste em uma análise sobre a Inclusão Digital Empresarial das micro e pequenas empresas, que fazem parte das redes empresariais, do segmento de confecções, apoiadas pelo SEBRAE-BA, em Salvador, caracterizando a estrutura atual de TIC dos empreendimentos e identificando os principais fatores que dificultam e facilitam o processo de inclusão digital, através da utilização da TIC e da internet, visando ao aprimoramento da gestão empresarial e a sustentabilidade dos pequenos negócios. A revisão teórica do presente trabalho baseou-se na literatura acerca da inclusão digital, adoção das TICs e a utilização da Internet nos pequenos negócios, como principais fatores que determinam o presente estudo. Também são apresentados os conceitos: Inclusão digital e Inclusão empresarial na visão da autora e de estudiosos sobre o tema, como Pierre Lévy, Manuel Castells, Sérgio Amadeu da Silveira, André Lemos, Emerson Batista e Peter Senge. Destacou-se também as principais ações desenvolvidas pelo governo brasileiro para promover a inclusão digital das micro e pequenas empresas brasileiras. Como parte deste trabalho, foi realizada uma pesquisa, com objetivo de verificar o nível de utilização das ferramentas digitais disponíveis (hardware, software e Internet) visando a realizar um diagnóstico de inclusão digital das empresas pesquisadas. Trata-se de uma pesquisa de campo; descritiva, em relação aos objetivos; de natureza aplicada sendo quantitativa/qualitativa, levando em consideração o problema. A coleta de dados em campo foi realizada no período de novembro de 2010 a abril de 2011, com a participação de 12 empresas, através de questionários estruturados, respondidos por gerentes e proprietários. Como resultado, verificou-se que as principais dificuldades no processo de inclusão digital enfrentadas pelas empresas estão relacionadas aos seguintes fatores: falta de conhecimento sobre os softwares e equipamentos de informática necessários para automatização e organização do negócio; identificação dos fornecedores adequados e que ofereçam treinamento e suporte de forma sistemática, pessoal capacitado para operacionalizar o sistema na empresa e o alto custo de implementação dos sistemas. É possível perceber que as empresas pesquisadas estão em um processo inicial de inclusão digital, utilizam de forma incipiente as ferramentas de TIC no desenvolvimento de suas atividades, possuem um número reduzido de computadores, todas têm acesso à Internet e atribuem a ela um papel fundamental no desenvolvimento dos negócios, entretanto, não utilizam todo o potencial oferecido pelas tecnologias disponíveis no mercado.

ASSUNTO(S)

administracao de empresas inclusão digital inclusão digital empresarial tecnologia da informação e comunicação internet empresas de confecções e micro e pequenas empresas digital inclusion business digital inclusion information technology and communication internet clothing companies and micro and small enterprises

Documentos Relacionados