In Scene: the theater in the Popular Center of Culture of National Union of the Students (CPC of the UNE) 1961â1964 / Em Cena: o teatro no Centro Popular de Cultura da UniÃo Nacional dos Estudantes (CPC da UNE) 1961-1964

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este estudo propÃs analisar o Centro Popular de Cultura da UniÃo Nacional dos Estudantes (CPC da UNE), no perÃodo de sua atuaÃÃo, entre os anos de 1961 e 1964, atravÃs do teatro. A obra teatral à compreendida como uma forma de expressÃo das prÃticas culturais dos sujeitos sociais de uma determinada Ãpoca, por isso ela se apresenta nesta pesquisa como objeto de estudo e como fonte histÃrica. Procuramos mostrar como a histÃria dessa entidade foi sendo construÃda ao longo das dÃcadas, tanto por pesquisadores como pelos seus ex-integrantes atravÃs dos depoimentos concedidos. Percebemos que os pesquisadores observaram a entidade cepecista atravÃs dos questionamentos que estavam vivenciando. Assim, em cada perÃodo foram valorizadas certas particularidades desse grupo. Para contextualizar as teorias e as prÃticas do CPC da UNE examinamos a documentaÃÃo produzida pela equipe, bastante restrita, e as concepÃÃes desenvolvidas no perÃodo pelos seus membros. Notamos que no ambiente cepecista havia diferentes conceitos de arte, de polÃtica e de povo. Com intuito de ampliar os debates acerca do teatro nacional e do teatro popular, enfatizamos questÃes em pauta no Brasil no perÃodo que antecedeu a formaÃÃo da entidade no sentido de entender a emergÃncia do CPC da UNE por meio das discussÃes teatrais promovidas nos setores culturais e intelectualizados, desde os anos finais da dÃcada de 1950. ConcluÃmos que apesar da expressÃo âCPC da UNEâ, essa entidade nÃo surgiu dos projetos estudantis e sim de aspiraÃÃes de alguns integrantes do Teatro de Arena em ampliar o pÃblico teatral e projetar nos palcos abordagens relacionadas à realidade nacional. A dramaturgia cepecista foi estudada com a finalidade de compreendermos como os autores dos textos teatrais estavam concebendo a funÃÃo do teatro. Para isso destacamos nas peÃas: as temÃticas, as representaÃÃes das personagens, a linguagem, o emprego de elementos cÃnicos e o uso do recurso narrativo. A dissertaÃÃo em tela, està inserida na discussÃo da cultura popular, uma vez que à possÃvel verificar nas obras teatrais concepÃÃes polÃticas, definiÃÃes de povo e encaminhamentos estÃticos voltados para uma efetiva comunicaÃÃo com o pÃblico

ASSUNTO(S)

cultura popular popular center of culture of the national union of the students popular culture historia theater cpc da une cpc of the une teatro

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