Implementação e teste de um algoritmo planejador de caminhos em um jogo de estratégia de tempo real / Implementation and test of a path planning algorithm in a real time strategy game

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

O planejamento de caminhos faz parte dos principais módulos de um sistema multiagente com ambientes dinâmicos, e tem como objetivo ajudar a garantir um nível mínimo de autonomia de movimentação aos agentes. Simulações contendo sistemas multiagente em ambientes dinâmicos são muito empregadas em jogos eletrônicos, e com o crescimento do segmento comercial de jogos, incluindo jogos para dispositivos portáteis e celulares, as tecnologias empregadas em sistemas multiagentes ficaram em evidência, a fim de garantir os diversos níveis de detalhe exigidos pelo público usuário da simulação. O objetivo deste trabalho foi realizar a implementação e análise de um planejador de caminhos que usa campos potenciais em um jogo de estratégia em tempo real (RTS), de forma a permitir uma comparação com outro planejador de caminhos, e verificação da qualidade e demais características do método proposto. Durante o trabalho, são apresentadas as informações técnicas sobre o planejador de caminhos usado, além de dados à respeito do jogo utilizado para os testes, e os detalhes de integração referentes à implementação do novo algoritmo no jogo. Também são descritos os testes realizados, que envolveram verificações de desempenho e qualidade, além de um teste de vantagem estratégica. Os testes de desempenho mostram a capacidade de escalabilidade e limites gerais do algoritmo planejador de caminhos novo em comparação ao planejador de caminhos de referência. Os testes de qualidade mostram os caminhos gerados pelos dois planejadores em diversas situações diferentes, permitindo que seja feita uma comparação em termos de naturalidade dos caminhos. Por fim, os testes de vantagem estratégica apresentam resultados de combates entre os dois planejadores distintos, com o objetivo de apurar a possível existência de vantagens ou desvantagens entre o uso de cada método.

ASSUNTO(S)

path planning computação gráfica real time strategy game jogos : estrategia rts potential field

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