Impasses e dificuldades nas formulações freudianas inaugurais sobre a psicose: uma abordagem retroativa de Lacan a Freud

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O ponto de partida dessa investigação é o estranhamento que o leitor da obra deSigmund Freud experimenta diante das suas formulações inaugurais sobre as psicoses. Torna-se notório, ao longo dessa dissertação, que, inicialmente, Freud concebe a psicose com o mesmo arsenal conceitual utilizado para o tratamento dos sintomas neuróticos em geral. Objetiva-se, portanto, mostrar em que medida as diversas especificidades do sujeito psicótico não são diretamente contempladas nestas formulações inaugurais. Enfatiza-se, particularmente, as insuficiências da aplicabilidade da noção de recalque, própria ao mecanismo causal das histerias e obsessões, para se estabelecer a clínica diferencial entre os campos da neurose e da psicose. Ressalta-se, por outro lado, a importância do emprego das elaborações contidas nos Livros II e III do Seminário de Jacques Lacan, como meio para entrever uma formalização possíveldas insuficiências e dificuldades concernentes às primeiras formulações do texto freudiano sobre o funcionamento mental das psicoses. Esse trabalho dissertativo orienta-se, assim, pela hipótese capital de que a especificidade de tal funcionamento exigiu de Lacan uma diferenciação concisa e sistemática entre os registros imaginário e simbólico. É sabido, por exemplo, que o mecanismo da forclusão do Nome-do-Pai, apresentado no final do livro III do Seminário, As psicoses, exigiu desenvolvimentos e esclarecimentos minuciosos sobre o modo próprio do funcionamento autônomo da ordem simbólica. Em suma, a tese da autonomia do significante com relação ao significado na produção de significação assume um lugar decisivo para a explicitação das referidas dificuldades que impediram que esse momento fundador da obra de Freud tivesse êxito na elucidação metapsicológica do mecanismo específico da psicose.

ASSUNTO(S)

psicoses teses. freud, sigmund, 1856-1939. psicologia teses. imaginário teses. neuroses teses lacan, jacques, 1901-1981.

Documentos Relacionados