Imersão e participação: mecanismos narrativos nos jogos eletrônicos

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

O presente trabalho investiga as formas narrativas implementadas por um determinado universo de jogos eletrônicos, buscando descrever as maneiras corno estes buscam tornar seu interator um agente em sua narrativa, através da imersão e da participação no universo diegético do jogo. Na primeira parte, é traçado um percurso histórico que identifica os diversos esforços de se implantarem narrativas abertas à participação do leitor/espectador, apontando tentativas que remetem a meios anteriores ao digital, definindo as especificidades do jogo eletrônico em relação ao digital. São traçados contornos de uma breve taxonomia dos modos de agenciamento nos jogos eletrônicos, propondo a existência de duas grandes categorias narrativas, e definindo o conceito de agenciamento corno o modo de envolvimento subjetivo do interator através de sua participação no universo narrativo do jogo. Na segunda parte, são esboçadas premissas gerais de agenciamento para as duas categorias de jogos narrativos propostos, descrevendo procedimentos formais e conceitos teóricos pertinentes. A terceira e última parte procede a um estudo crítico de dois exemplares distintos de jogos pertencentes a cada das duas categorias narrativas, descrevendo mecanismos pontuais de agenciamento que buscam aliar os êxitos de cada gênero, na tentativa de implementar umjogo eletrônico plenamente imersivo e participativo

ASSUNTO(S)

videogames metodos de simulacao inteligencia artificial jogos eletronicos jogos narrativos comunicacao narrativa interativa

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