Imagens, mascaras e mitos : o negro na literatura brasileira no tempo de Machado de Assis

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1997

RESUMO

o tratamento dado ao escravo na literatura brasileira, do século passado, é semelhante ao da literatura européia e norte-americana. Estando presente nos setores produtivos, mas não tendo sua importância reconhecida na sociedade, seu papel na ficção, quase sempre, foi o de coadjuvante ou pano de fundo. Com feição estereotipada, sua representação, em geral, não é individual, mas coletiva: a personagem negra, com freqüência, encama um tipo. Obviamente há exceções. A presença do escravo na obra de Machado de Assis é um ponto controverso. O escritor era mulato. Esse fato, sabemos, nada tem a ver com a qualidade, ou o reconhecimento de sua obra. Morto, entretanto, a cor do escritor foi o recurso usado na tentativa de arranhar lhe o brilho. Machado é apontado como alguém que, para ascender socialmente, negou a própria raça, omitiu-se na luta pela liberdade dos escravos e não os incluiu em sua obra. Para melhor entender essa história e vislumbrar a face da personagem negra na obra do escritor, a dissertação inicia-se com uma retrospectiva da história da escravidão e, em seguida, a abordagem de alguns aspectos sobre racismo e preconceito. Em "Olhares e Ponto de vista ", são analisados três romances contemporâneos da obra machadiana: Uma História de Quilombola, de Bernardo Guimarães; As Vítimas Algozes, de J Manuel de Macedo e, Mota Coqueiro, de José do Patrocínio. O quarto capítulo é dedicado a Machado de Assis: algumas considerações sobre a sua história; a análise das personagens negras e ocorrências relacionadas à escravidão em alguns dos romances, contos e crônicas do escritor. A conclusão contraria a afirmação sistemática de absenteísmo e, sobretudo, confirma que na obra do escritor a personagem negra, nos moldes da ideologia escravista, não existe. Sua personagem, neste caso, não é um pobre coitado, vítima do sistema, ou um sujeito malvado, pela mesma razão. O negro, na obra de Machado de Assis, tem estatuto de sujeito. A preocupação do escritor era com o homem e a sua interioridade psicológica e moral. O escravo, antes de sua condição servil, é um ser humano; e assim era visto e retratado pelo escritor. Seu discurso não era inflamado, nem aliciador. Sua técnica não era a do confronto, mas a do desmascaramento. Machado construiu sua história escrevendo historias, fez de sua experiência de vida, do seu conhecimento, o instrumento e a matéria para sua criação

ASSUNTO(S)

literatura brasileira - historia e critica escravidão na literatura

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