Imagens da quebecidade, identidades em construção : a idéia de país no cinema documentário de Jacques Godbout.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O presente trabalho desenvolve um estudo das imagens da quebecidade, enquanto representações de identidades em construção, no cinema documentário mais recente do escritor/cineasta quebequense e canadense Jacques Godbout. O objetivo principal é o de compreender a forma como nos é apresentada a idéia de país presente nos documentários Le Mouton noir (1992), Le sort de l Amérique (1996), Traître ou patriote (2000) e Les héritiers du mouton noir (2003). O nosso estudo prcurará, assim, como Godbout coloca em cena uma gama de atores sociais que expressam visões diferenciadas de sua relação, não apenas com o espaço quebequense, mas, sobretudo, e inclusive, com a sua herança cultural, através de novas significações, constituindo, assim, novos campos semânticos para se ler a idéia de país. Logo, diferentes concepções de país Quebec emergem nos documentários estudados, em que as focalizações temáticas incidirão, principalmente, sobre os fatos políticos e históricos.

ASSUNTO(S)

identidade social documentário(cinema) québec (canada) identité sociale cinema jacques godbout documentaire (cinéma) jacques godbout quebec(canadá)

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