Imagens da África, dos africanos e seus descendentes em coleções de didáticos de história aprovadas no PNLD de 2004 / Images of Africa, of africans and their descendants in collections of history didactic works approved in PNLD of 2004

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Com foco nas imagens escolares, em suas múltiplas relações com texto e a configuração tipográfica, este trabalho pretendeu colaborar para fazer frente a uma demanda identificada por Bittencourt (1993): a exigüidade entre nós de estudos sobre iconografia que se concentrem na própria imagem. Cientes desta lacuna, investigamos as representações da África, dos africanos e seus descendentes em três coleções de Ensino Fundamental 1, aprovadas e recomendadas pelo MEC no PNLD de 2004. Nos detivemos primeiramente nas próprias imagens e, só secundariamente, nos textos feitos para elas e nos aspectos gráficos. Com relação ao texto, privilegiamos as legendas, os títulos das imagens e os comentários laterais sobre elas. Esforçamo-nos por quantificá-las nas coleções estudadas, perscrutar suas funções e sua distribuição pelas unidades e lições; sua distribuição por tipo buscando extrair daí a nossa análise. No desenvolvimento da pesquisa buscamos dimensionar o papel do Movimento Negro e do Estado nas mudanças havidas no processo de avaliação dos livros escolares, bem como o reposicionamento dos produtores de didáticos frente às novas demandas dos atores sociais citados. Buscamos ler esse reposicionamento nos dispositivos imagéticos, textuais e tipográficos usados para propor à leitura as coleções avaliadas e recomendadas pelo Estado. Enfim, buscamos compreender o modo de representação da África, dos africanos e seus descendentes a partir da materialidade dessas coleções. Os resultados obtidos na pesquisa sugerem mudanças tímidas nesse modo de representação; já as permanências são muitas; uma delas é o fato de os afrodescendentes serem representados e descritos predominantemente no passado; notou-se também que, quando representados no presente, as imagens são, no mais das vezes, fotos posadas, sem menção de tempo e lugar. Adentrando a trilha aberta pela História Cultural usamos como suporte teórico os conceitos de representação social e lutas de representações, tal como formulados por Roger Chartier e os de estratégia e tática, tal como concebidos por Michel de Certeau

ASSUNTO(S)

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