Imagens à deriva : interlocuções entre a arte, a psicanálise e a análise do discurso
AUTOR(ES)
Campos, Luciene Jung de
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Nesta pesquisa procuro apresentar a descontinuidade da imagem de mídia de massa apropriada pelas artes visuais. O que se coloca não é “o que é visto”, mas “como é visto” na imagem em sua potencialidade discursiva. A construção deste olhar se dá na interface entre os campos da Arte, da Psicanálise e da Análise do Discurso, fazendo torções de um campo a outro. Nessa imbricação de intervenções subversivas busco refletir sobre as transformações estéticas da linguagem comercial para a linguagem poética. Através do dispositivo teóricoanalítico da Análise do Discurso francesa pude observar que o olhar está organizado por algo que não se vê, algo que cai fora do campo da visão e que só adquire sentido na relação com a cultura e com a história, onde se configura o desdobramento do desejo do sujeito A imagem publicitária é uma linguagem que não diz tudo, por isso, enquanto saber incompleto se deixa apropriar pela arte visual. O fato de não dizer tudo, é o que faz com que os artistas tenham a dizer, ainda. A Arte ao jogar com o non-sens urde o equívoco e contamina a ideologia dominante através dos processos metafóricos e metonímicos. A descontinuidade da imagem aparece nesse espaço de real no simbólico, por meio dos mecanismos de condensação e deslocamento em que o ponto de existência do sujeito é o ponto de separação e de intercâmbio entre a posição-sujeito e a formação discursiva que o domina na trama simbólica. A descontinuidade é o mais além do simbólico, propriamente, a dimensão do real na qual eclode e faz insistir no desejo e resistir na ideologia.
ASSUNTO(S)
análise do discurso analyse du discours et image arte et psychanalyse imagem lingüística e psicanálise analyse du discours et psychanalyse analyse du discours et art contemporain linguística e arte arte pop analyse du discours et pop art arte contemporânea artes visuais
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/27958Documentos Relacionados
- Espaços heterotópicos, imagens sobrepostas: encontros entre arte, loucura e memória
- Em torno de Alberto Giacometti: arte, ética e psicanálise
- Das relações (im)possíveis do feminino com o inapreensível: interlocuções entre psicanálise e cinema
- Arte, conhecimento geográfico e leitura de imagens: O geógrafo, de Vermeer
- A: AUTORIDADE, ARTE, ADULTÉRIO