Imagem: do cinema para a performance
AUTOR(ES)
Sehn, Carina, Zordan, Paola
FONTE
Rev. Bras. Estud. Presença
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-12
RESUMO
RESUMO No âmbito de uma pesquisa sobre as artes do corpo, o texto aborda o problema da representação da imagem perante as forças corpóreas. Com os estudos filosóficos que Deleuze faz junto ao cinema, trazemos sua taxionomia da imagem, que passa de uma imagem-movimento a uma imagem-tempo, e também consideramos o teatro para analisar como a imagem se lança de uma representação estratificada, moralizante, a uma imagem performática, vibrátil. O trabalho de artistas contemporâneos nos permite e faz pensar a imagem na sua relação com o novo, com o que não é possível conter, com as imagens produzidas pela arte da performance, por um corpo que cria imagens sucessivamente.
ASSUNTO(S)
performance imagem corpo cinema representação
Documentos Relacionados
- Livro de imagem: aprender a ver para aprender a ler
- Gestão da imagem: desenvolvendo um instrumento para a configuração da imagem de produto
- Pensar (com) a imagem: reflexões teóricas para uma práxis historiográfica
- Memória da imagem: o testemunho do telespectador.
- CULTURE AND IMAGE: THE NEO-REALISTIC CINEMA IN THE MERCOSUL 1955 A 1962