Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporânea / Dialectical image and critical image: photo image and perception in modern and contemporary metropolis

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O campo dessa pesquisa é a relação fotografia / metrópole / percepção, tendo por objetivo pensar a potência crítica da fotografia orientada para a metrópole contemporânea. O entendimento desta potência crítica no presente e como termo atuante na relação entre estes três elementos, torna necessário o exame desta relação na metrópole moderna, tendo em vista ali terem-se criado seus fundamentos, referências e contrapontos, os quais, direta ou indiretamente, participam da produção contemporânea. Tais influências de uma temporalidade a outra, observam-se, por exemplo, na dinâmica perceptivo-corpórea que se altera drasticamente com as metrópoles, nas mediações técnicas que passam a constituir a cognição do habitante da cidade moderna, no caráter espetaculoso e mercantil definidores de uma ocupação e hierarquização do espaço urbano. A explicitação desta relação triádica é balizada pelas reflexões de Walter Benjamin acerca das metrópoles modernas, tendo como elemento orientador a noção de imagem dialética. Esta noção de imagem dialética foi retrabalhada por George Didi-Huberman em sua concepção de imagem crítica, a qual identifica aspectos convergentes entre a imagem dialética e a fenomenologia do ver. Assim, nesta tese, no que se refere a metrópole contemporânea, opera-se com esta concepção de imagem crítica como meio de reflexão e análise sobre a relação fotografia / metrópole / percepção, tendo como núcleo um conjunto de fotografias de Andreas Gurski e Michael Wesely.

ASSUNTO(S)

metropolitan areas percepção urbana phenomenology photography urban perception walter benjamin walter benjamin aesthetics Áreas metropolitanas estética fenomenologia fotografia

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