Ignácio Rangel [manuscrito]: história, política e tecnocracia no Brasil (1930-1960) / Ignacio Rangel: history, policy and Brazilian technocracy (1930-1960)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Ignácio Rangel desempenhou um papel fundamental na consolidação das chamadas condições de produção capitalistas no Brasil, essencialmente nos anos 1950-1970. Como assessor econômico do presidente Getúlio Vargas (entre 1952 e 1954), ele participou da elaboração dos projetos da Petrobrás e da Eletrobrás, ele também chefiou o Departamento de Economia do BNDES (que, na época, desempenhava o papel que, anos depois, caberia ao Ministério do Planejamento ) e participou da elaboração do Plano de Metas, no governo de Juscelino Kubitschek. Entretanto, ele permanece desconhecido por grande parte dos historiadores (e dos acadêmicos de maneira geral). A intenção deste estudo é a de justamente resgatar o aspecto histórico da teoria rangeliana, a qual, ao apresentar uma interpretação da realidade brasileira tinha um objetivo concreto: intervir nessa realidade através de uma análise que buscava proposta efetiva de ação. O objetivo central deste estudo é, portanto, compreender a atuação político-institucional e o significado da trajetória de Ignácio Rangel para a história do Brasil.

ASSUNTO(S)

estado tecnocracia brasileira teoria da dualidade historia ignacio rangel state brazilian technocracy theory of duality ignácio rangel

Documentos Relacionados