Identificação, perfil de resistência a antimicrobianos e caracterização molecular de Aeromonas spp. isoladas de queijos de coalho tipo A comercializados na cidade de Recife - PE.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

2012

RESUMO

O queijo de coalho é um produto tradicional da região Nordeste do Brasil, produzido desde a colonização do país. É classificado em queijo de coalho tipo A o elaborado com leite pasteurizado, integral ou desnatado, de massa crua prensada em queijo de coalho tipo B o produzido com leite cru. A contaminação do leite, inclusive por bactérias do gênero Aeromonas pode acontecer na obtenção ou durante o processamento, se não forem observados procedimentos de higiene e de segurança como a pasteurização adequada e utilização de água de qualidade na higienização de equipamentos. Objetivou-se avaliar o perfil higiênico-sanitário de queijos de coalho tipo A, no que concerne à presença de aeromonas, a partir do isolamento e identificação das espécies obtidas nos períodos de verão e inverno, bem como verificação do perfil de resistência dos isolados frente a antibióticos. Foi observada alta freqüência de aeromonas em ambos os períodos. As espécies isoladas foram A. hydrophila (54,8%), A. caviae (24,7%) e A. sobria (17,8%), espécies frequentemente incriminadas como causadoras de diarréia aguda, e em menor freqüência, a A. veronii (2,7%). Todas as espécies isoladas apresentaram múltipla resistência a antimicrobianos, sendo resistentes no mínimo a três dos oito antibióticos testados. Queijos de coalho tipo A podem representar risco à saúde pública devido a uma alta freqüência de Aeromonas spp., apresentando múltipla resistência a antimicrobianos.

ASSUNTO(S)

lácteo psicrotróficas saúde pública gastrenterite medicina veterinaria milk psychrotrophic public health gastroenteritis

Documentos Relacionados