Identificação e mensuração do grau de importância dos direcionadores de valor das pequenas e médias empresas de software no Estado do Ceará. / Identification and measurement of the degree of importance of the value drivers of small and medium software companies in the State of Ceará.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/03/2007

RESUMO

É importante que toda empresa disponha de uma medida adequada de sua performance econômico-financeira, para que saiba quão bem seus negócios estão sendo geridos pela administração. Porém, existem limitações decorrentes de medidas financeiras que abrem espaço para procedimentos empíricos com elevado grau de subjetividade, dependentes do acesso a informações específicas e do talento do analista envolvido na avaliação. Giacometti (2006) denomina estes fatores subjetivos de direcionadores de valor. Krauter, Basso e Kimura (2004) afirmam que os gestores devem atuar sobre esses direcionadores financeiros e não financeiros de criação de valor para tomar decisões operacionais, financeiras e de investimento. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar e mensurar o grau de importância, na visão de especialistas e gestores, das variáveis que impulsionam e adicionam valor às Pequenas e Médias Empresas de software no Estado do Ceará. Quanto aos procedimentos, a metodologia foi do tipo bibliográfica e survey. O universo desta pesquisa foram especialistas da área de Tecnologia da Informação (TI) e gestores das PMEs de software no Estado do Ceará, totalizando em 156 observações válidas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário semi-estruturado, contendo uma pergunta aberta e uma lista de direcionadores de valor fechada. No que se refere à abordagem do problema, o modelo elaborado nesta pesquisa foi quantitativo e, utilizou-se a análise fatorial como técnica para identificação e análise dos principais direcionadores de valor bem como dos seus graus de importância para as empresas. Dentre os principais resultados do estudo, tem-se que os respondentes atribuíram alta relação com a geração de valor para as empresas quando se trata de direcionadores não-financeiros, como qualidade do produto, satisfação dos funcionários ou eficiência dos processos. Contudo é importante notar que a inclusão de variáveis financeiras é fundamental para a melhoria dos resultados dos modelos (destaque para os indicadores maior quantidade de contas a receber/vendas; mais investimento de capital; maior retorno sobre as vendas). Para estudos futuros, sugere-se aplicar o mesmo estudo para os outros estados brasileiros. Assim, será possível identificar a influência dos diversos direcionadores em cada estrato e em cada região do Brasil. Outra sugestão é comparar entre os diversos setores de atividade, o comportamento dos principais indicadores não financeiros.

ASSUNTO(S)

direcionadores de valor value drivers avaliação da empresa valuation administracao de empresas value drivers company valuation

Documentos Relacionados