Identificação e caracterização de miRNAS envolvidos na responsta ao estresse hídrico em cana-de-açúcar (Saccharum spp) / Identification and characterization of miRNAS involved in the response to water stress in sugarcane (Saccharum spp)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/02/2012

RESUMO

A cana-de-açúcar é uma das mais importantes espécies vegetais cultiváveis do mundo, sendo o Brasil o maior produtor. A seca é um dos principais estresses que reduzem a produtividade da cana-de-açúcar e a produção de variedades tolerantes não só representa ganhos econômicos como contribui para a sustentabilidade do setor de bioenergia. A base genética da tolerância à seca ainda é pouco conhecida. Uma nova forma de regulação mediada por micro RNAs (miRNA) foi recentemente descrita como um componente importante e decisivo no desenvolvimento vegetal e na modulação da resistência aos mais diversos estresses. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi identificar miRNAs expressos durante o estresse hídrico e correlacioná-los com a tolerância à seca em cana-de-açúcar. Para tal foram avaliados os perfis de expressão de miRNAs em dois cultivares de cana contrastantes quanto à tolerância à seca, mantidos em condições de irrigação normal, sob déficit hídrico (dois e quatro dias de estresse) e após recuperação por irrigação. Os dados foram obtidos através do sequenciamento de bibliotecas de miRNAs e a confirmação foi realizada por qRT-PCR. A comparação dos microtranscritomas dos cultivares RB867515 (mais tolerante à seca) e RB855536 (mais sensível à seca) permitiu a identificação de 7 miRNAs diferencialmente expressos em resposta à seca. Cinco miRNAs tiveram sua expressão confirmada através de ensaios de RT-qPCR. Também foram preditos, através de análises in silico, precursores e alvos para esses miRNAs. Aparentemente, muitos desses alvos desempenham papéis diversos na tolerância à seca. Esses resultados contribuíram para a descoberta de novos miRNAs em cana-de-açúcar e forneceram maior entendimento sobre a complexa rede de regulação gênica envolvida na resposta ao estresse hídrico.

ASSUNTO(S)

cana-de-açúcar secas mirna sequenciamento de dna reação em cadeia da polimerase em tempo real sugarcane drought mirna dna sequencing real-time polymerase chain reaction

Documentos Relacionados