Identificação de mecanismos reguladores RALDH2 durante a padronização dorso-ventral da medula espinhal. / Identification of RALDH2 regulatory mechanisms during the spinal cord dorsal-ventral patterning.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A sinalização pelo ácido retinóico (AR) é fundamental para o correto desenvolvimento embrionário. A principal enzima responsável pela síntese do AR durante o desenvolvimento é a Raldh2 (Aldh1a2), cujo padrão de expressão é bastante dinâmico. Apesar dos padrões de expressão da raldh2 e seus papéis durante o desenvolvimento já estarem bem estabelecidos, pouco se conhece sobre sua regulação. Estudos de bioinformática identificaram no gene raldh2 um elemento não-codante conservado (CNE), presente de anfíbios até humanos, denominado Raldh2.2. Utilizando ensaios de eletroporação e análise de camundongos transgênicos, nós mostramos que o CNE Raldh2.2 é um enhancer responsável por ativar a expressão da raldh2 na medula espinhal dorsal de tetrápodes e que seu padrão de atividade coincide em aves e camundongos. Através de ensaios de deleções e mutações sítio-direcionadas desse enhancer, identificamos quatro elementos cis regulatórios responsáveis por ativá-lo na placa do teto e em interneurônios dorsais da medula espinhal. A regulação positiva da atividade desse enhancer ocorre de maneira redundante por três sítios Tcf-homeobox, enquanto sua inibição nos interneurônios ventrais da medula espinhal se dá por dois sítos repressores, um Lim-homeodomínio e um Tgif. Neste trabalho, utilizando hibridação in situ dupla para raldh2 e math1/cath1, descrevemos um novo território transiente de expressão da raldh2, os interneurônios dorsais 1. Esses interneurônios dão origem a circuitos ascendentes e a interneurônios comissurais intraespinhais, sugerindo papéis para a sinalização pelo ácido retinóico na ontogenia dos circuitos proprioceptivos espinocerebelar e intraespinhal.

ASSUNTO(S)

biologia do desenvolvimento camundongos developmental biology embriologia molecular medula espinhal mice molecular embriology spinal cord

Documentos Relacionados