Hyperlipidemias and dietary patterns: cross-sectional study among japanese-brazilians. / Hiperlipidemias e fatores dietéticos: estudo transversal entre nipo-brasileiros

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo avaliar a associação entre hiperlipidemia e a dieta de nipo-brasileiros com e sem hipotireoidismo de Bauru. Foram avaliados 1330 indivíduos de primeira e segunda geração com mais de 30 anos entre 1999 a 2000. Foram obtidos, com questionários previamente testados, dados demográficos e dietéticos. Os exames físicos e de laboratório incluíram a coleta (ou dosagem) de antropometria, de pressão arterial, de glicemia de jejum e de 2 horas, de perfil lipídico e de TSH e T4 livre. Utilizaram-se o teste qui-quadrado e medida de odds ratio para avaliar associação entre as variáveis estudadas e a presença de hiperlipidemia. A prevalência de hiperlipidemia foi de 81,5% e acometeu, principalmente, indivíduos tabagistas, com excesso de peso, hipotireoidismo, hipertensão arterial e intolerância a glicose. Observaram-se, mediante análise bruta, relações entre a hiperlipidemia com ácido graxo saturado, ácido oléico e fibras de grãos e cereais. Após o ajuste para as variáveis de controle, observaram-se associações entre a hiperlipidemia e o consumo de lípides (totais, ácido oléico, saturados e trans), carboidratos, fibras e álcool. Conclui-se que, nessa população, a hiperlipidemia, além dos fatores de risco clássicos, também está associada à dieta.

ASSUNTO(S)

epidemiologia 1. hyperlipidemia 2. risk factors 3. dietary patterns 4. japanese-brazilians 1. hiperlipidemia 2. fatores de risco 3. fatores dietéticos 4. nipo-brasileiros.

Documentos Relacionados