Hospedabilidade de plantas ornamentais e medicinais a Meloidogyne incognita (Kofoid &White, 1919) Chitwood (1949), raÃa 2 e controle alternativo com Ãleos essenciais / Hospedability of onramental and medicinal plants in Meliodogyne incognita (Kofoid &White, 1919) Chitwood (1949)and alternative control in essential oils.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/09/2007

RESUMO

A necessidade de controlar os fitonematÃides existentes em determinada regiÃo à condiÃÃo bÃsica para se proceder ao seu manejo racional. Igualmente, tem-se a necessidade de proceder a estudos de produtos naturais, pois serà de grande valia como medida de controle alternativo, principalmente na agricultura orgÃnica. Em vista disso, este trabalho se propÃs a estudar a hospedabilidade de plantas ornamentais e medicinais a Meloidogyne incognita raÃa 2 e o controle alternativo com Ãleos essenciais. Para tanto, realizaram-se trÃs ensaios: no primeiro, avaliou-se a hospedabilidade de 20 espÃcies de plantas ornamentais e 10 medicinais a M. incognita raÃa 2; no segundo, avaliaram-se os Ãleos essenciais de seis espÃcies medicinais Cymbopogon winterianus Jowitt., C. citratus (D.C.) Strapf., Eucalyptus terenticornis L., Lippia alba L., L. sidoides Cham. e Ocimum gratissimum L., em sete concentraÃÃes (0; 0,3125; 0,0625; 1,25; 2,5; 5,0 e 10,0 ml.L-1) no controle de M. incognita raÃa 2, in vitro e no terceiro, avaliou-se o potencial nematicida dos Ãleos essenciais de L. sidoides e C. winterianus no controle de M. incognita raÃa 2, em solo com as espÃcies celÃsia (Celosia plicata L.) e tomate (Lycopersicon esculentum Mill). Dos resultados, observaram-se que todas as espÃcies ornamentais, exceto Tagetes patula L., e cinco das medicinais Rosmarinus officinalis L., Mentha arvensis L. var. piperascens Malinv. ex L. H. Bailey, Ocimum bassilicum L., Ocimum gratissimum L., Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng., sÃo hospedeiras de M. incognita raÃa 2. Todos os Ãleos essenciais revelaram-se efetivos na inibiÃÃo da eclosÃo e na mortalidade dos J2 nas concentraÃÃes de 5,0 e 10,0 ml.L-1, contudo, em diluiÃÃes mais elevadas (<1,25 ml.L-1), apenas os Ãleos de L. sidoides e C. winterianus foram eficazes. A reproduÃÃo do nematÃide mostrou-se menos eficiente em tomate que em celÃsia. Os Ãleos essenciais empregados reduziram a taxa reprodutiva do nematÃide das galhas em 83 e 29%, em tomate e celÃsia, respectivamente. Os Ãleos essenciais de L. sidoides e C. winterianus foram mais eficientes em ensaios in vitro, sendo promissores para o controle do fitonematÃide em solo.

ASSUNTO(S)

fitotecnia meloidoginose plantas hospedeiras controle produtos naturais root-knot disease host plants control natural products

Documentos Relacionados