Histórias dos conservatórios brasileiros de canto orfeônico: consonâncias e dissonâncias nos cursos de formação do professorado de música

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. Bras. Hist. Educ.

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/11/2019

RESUMO

Resumo: Este artigo objetiva apresentar e analisar alguns aspectos das histórias dos conservatórios brasileiros de canto orfeônico, instituições responsáveis pela formação, em nível superior, do professorado de música das escolas públicas e particulares. A pesquisa, de caráter histórico, bibliográfico e oral, está ancorada nos conceitos de ‘instituições educativas’ e ‘currículo’. As trajetórias dessas escolas se apresentaram, por um lado, de forma diversificada e, por outro, denotaram o controle do Estado ante as diretrizes nacionais, tanto na formação do(as) docentes quanto na organização dos conteúdos programáticos da disciplina canto orfeônico. A investigação destaca a importância e o pioneirismo dessas instituições no processo de formação dos primeiros docentes de música voltados ao ensino da educação musical escolar no Brasil. Os percursos históricos de alguns conservatórios evidenciaram silêncios e ausência de produção acadêmica, apesar dos esforços de pesquisadores na publicização de trabalhos acadêmicos em eventos no país.Abstract: This article aimed to present and analyze some aspects of the stories of the Brazilian Conservatories of Choral Singing, institutions responsible for the formation, at a higher level, of music teachers in public and private schools. The research, of historical, bibliographic and oral character, is anchored in the concepts of ‘educational institutions’ and ‘curriculum’. The histories of these institutions presented, on the one hand, in a diversified form, on the other hand, denoted State control before the national guidelines, both in the formation of the professorship and in the organization of the syllabus contents of the discipline Choral Singing. The research emphasizes the importance of these institutions in the process of training the first music teachers focused on school music education in Brazil. The histories of some conservatories evidenced silences, and the absence of academic production. The historical pathways of some conservatories evidenced silences and lack of academic production, despite the efforts of researchers in the publication of academic papers at events in the country.

Documentos Relacionados